Aprenda a identificar o seu tipo de cabelo e a cuidar dele

Rate this post

Se você ainda não sabe qual é o tipo do seu cabelo, precisa ler este artigo

O homem está cada vez mais vaidoso e não está cuidando apenas da barba, mas também das sobrancelhas, unhas, pele e cabelo. No entanto, alguns homens acreditam que para cuidar do cabelo é só usar shampoo, condicionador e pronto.

Basicamente, esse procedimento é considerado apenas de limpeza e não um tratamento ou cuidado específico. Para isso, é preciso que você aprenda a identificar o seu tipo de cabelo, isso porque existem produtos específicos para cabelos oleosos, muito secos, grisalhos, entre outros, fazendo com que eles voltem a ficar sedosos e brilhosos, assim como os cabelos femininos.

Se você quer saber como identificar o seu tipo de cabelo e a cuidar dele, observe abaixo algumas explicações sobre cada tipo e os cuidados que você deve ter.

Não deixe de visitar uma barbearia frequentemente para cortar os cabelos e fazer a barba. Lá, o barbeiro profissional poderá lhe indicar os melhores produtos para os seus cabelos, assim como usar a gola higiênica ao fazer a sua barba. Conheça a Neck Paper Golas Higiênicas.

Aprenda a identificar o seu tipo de cabelo

Não é difícil identificar um tipo de cabelo, geralmente você consegue saber apenas olhando e tocando. Conheça os tipos de cabelo.

  1. Cabelo cacheado

Esse tipo de cabelo é conhecido popularmente como encaracolado, de certa forma não é completamente errado chamá-lo assim. No entanto, a diferença de cada um é a forma como eles crescem. O cabelo encaracolado costuma crescer e ficar caído, já o cabelo cacheado costuma crescer e ficar com uma aparência armada.

No entanto, esses tipos de cabelo possuem a mesma fragilidade e podem ter frizz. Eles costumam ser bem volumosos e se destacam se crescerem bem, independente do tipo. Entenda neste artigo o que é frizz.

A característica do cabelo encaracolado é semelhante a “molas” e esse tipo de cabelo geralmente é muito frágil e ressecado, então o cuidado com ele deve ser constante.

  1. Cabelo crespo

Esse tipo de cabelo é áspero e se arma com facilidade, os efeitos climáticos são mais fortes no cabelo crespo. A sua principal característica são os seus cachos pequenos e apertados.

Além disso, ele costuma crescer para cima e não para baixo. No entanto, não pense que este tipo de cabelo é ruim porque com ele é possível fazer os melhores penteados afro.

Para cuidar de um cabelo crespo, não deixe de investir na hidratação semanalmente.

  1. Cabelo liso

Esse tipo de cabelo é muito desejado por homens e mulheres. Ele tem como característica fios longos e firmes, e quando estão com frizz é possível voltar ao seu estado natural com mais facilidade.

No entanto, o cabelo liso requer bastante cuidado, já que tende a ficar quebradiço e com aparência seca com o passar do tempo.

  1. Cabelo ondulado

O cabelo ondulado é um tipo semelhante ao liso, mas apenas na sua raiz. Quando ele está grande, é possível observar que a sua aparência fica em forma de “S”, os cuidados com ele são menores em comparação ao outros tipos.

A vantagem é que você pode usá-lo com modelagens diferentes e se quiser pode fazer um coque samurai.

Aprenda como cuidar do seu cabelo corretamente

Cuidar do cabelo frequentemente é importante para que ele permaneça hidratado e com uma boa aparência, para isso observe o que você deve fazer.

homem com cabelo liso

Use o shampoo e condicionador certo

Usar o shampoo e o condicionador certo é a primeira coisa que você deve fazer para cuidar bem do seu cabelo. Para cada tipo de cabelo, existe um produto específico, que deixa os fios hidratados e mantém a sua característica natural.

Fazer a aplicação destes produtos a cada 2 dias já é o suficiente para deixar os seus cabelos com boa aparência.

Use o produto certo para o seu tipo de cabelo

Para cuidar corretamente do seu tipo de cabelo é importante usar o produto certo. Por exemplo, o produto adequado para o cabelo liso são os cremes para pentear.

Já os cabelos cacheados precisam de um creme para evitar que os fios fiquem armados. As pessoas com cabelos crespos podem usar alguma pomada para fazer um penteado diferente.

No entanto, se você usa gel ou pomada no seu cabelo é importante não usar em excesso porque esses produtos podem danificar os fios.

Valorize o seu aspecto natural

O seu cabelo, assim como a sua barba, é algo que deve ser valorizado sempre, por isso tenha cuidados adequados, principalmente com o seu penteado. Evite fazer procedimentos que possam prejudicá-lo, por exemplo, tinturas, alisamentos, entre outros.

Além disso, tenha cuidado com a sua barba e faça com que ela combine com o seu penteado para complementar o seu estilo.

Os cabelos, além de protegerem o couro da cabeça contra os raios solares, chuvas, entre outros, também ajudam a complementar o seu estilo. No entanto, é preciso cuidar muito bem para evitar que os fios fiquem ressecados e quebradiços.