Clima organizacional: o que é e como melhorar?

Rate this post

O clima organizacional é um conceito que está cada vez mais presente nas empresas. Embora nem toda organização considere esse clima como um aspecto importante da rotina profissional, é comprovado que as empresas que criam um clima favorável são mais propensas a atingir metas e objetivos.

Isso porque o clima está diretamente relacionado com a satisfação dos funcionários. Colaboradores que se sentem felizes de trabalhar em um determinado local são mais motivados e costumam executar as suas tarefas sempre visando o bem comum da empresa!

Então, se você quer construir um clima positivo na sua empresa, esse é o artigo certo para você.

O que é o clima organizacional?

O conceito de clima organizacional engloba a compreensão de necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores em relação à sua empresa. Ou seja, ele mede os níveis de satisfação dos colaboradores e busca um compreendimento melhor de como o quadro de funcionários enxerga sua organização como um todo.

Ele geralmente é medido pela pesquisa de clima. Por meio de perguntas anônimas que garantem a segurança dos funcionários, você consegue avaliar aspectos como:

  • Comunicação entre departamentos;
  • Percepção dos colaboradores em relação aos seus líderes;
  • Níveis de satisfação com a faixa salarial;
  • Motivação e produtividade de cada colaborador;
  • Satisfação dos funcionários em relação aos benefícios oferecidos pela empresa;
  • Sinergia entre as equipes e muito mais.

Todos esses aspectos são muito importantes para garantir um clima organizacional favorável.

Como eu posso melhorar o clima organizacional?

Após os resultados da pesquisa, você terá uma série de indicadores do que pode ser melhorado dentro da sua empresa. Então, será a hora de alinhar essas necessidades com os gestores para garantir o aprimoramento dos processos.

Para ajudar você, separamos algumas dicas do que pode ser feito para elevar a motivação e produtividade dentro de uma empresa.

Confira abaixo 3 dicas para melhorar o clima:

Crie uma ouvidoria

Contar com um canal de ouvidoria dos colaboradores é uma estratégia que pode aprimorar o clima. Isso porque os funcionários podem contar com um canal anônimo e seguro para deixar as suas sugestões e reclamações.

Isso faz com que você fique mais próximo do cotidiano real dos colaboradores e entenda melhor as suas necessidades. Dessa forma, você pode agir no dia a dia para melhorar as condições.

Crie campanhas de valorização de funcionários

Um conceito muito relacionado ao clima organizacional é a valorização dos funcionários. Como já falamos, de nada adianta ter um bom processo de recrutamento e seleção se o candidato escolhido não vestirá a camisa da empresa após a contratação.

Essa valorização pode ser feita por meio da revista da empresa, de e-mail marketing ou de eventos que comemorem as metas atingidas. Aqui, vale usar a criatividade para identificar novas formas de fazer com que o esforço do quadro de colaboradores seja reconhecido por todos.

Cuide dos seus colaboradores

Essa é a dica mais importante para criar um clima organizacional favorável na sua empresa. É preciso cuidar do seu time como puder para garantir que eles se sintam felizes dentro da empresa.

Isso engloba programas sociais, pacotes de benefícios que permitam que eles tenham um bom estilo de vida, programas de capacitação, criação de planos de carreira e muito mais. Quanto mais eles sentirem que a empresa realmente se preocupa com o seu bem-estar, maiores serão as chances de que você crie um time vencedor e motivado!

Então, não deixe de fazer uma pesquisa de clima o mais rápido possível para identificar esses pontos de melhoria. Acredite, você terá muitos benefícios!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!