Como alugar kitnets para estudantes?

5 (100%) 1 vote

Descubra o que deve ser levado em conta antes de fechar o contrato de locação.

Imobiliárias em Curitiba e em todo o Brasil têm se mobilizado para aprender cada vez mais sobre o universo estudantil. A tendência dos jovens saírem de casa mais cedo, ainda na faculdade (algo que já ocorre muito em países como os Estados Unidos), tem feito crescer a busca de estudantes por kitnets e moradias compartilhadas.

Nesse post, elaboramos um guia, que foi desenvolvido para abordar as questões e preocupações dos estudantes que alugam kitnets pela primeira vez, bem como dos inquilinos estudantis experientes que desejam alugar outra kitnet da maneira certa.

Abordamos algumas armadilhas comuns, as questões a serem consideradas ao entrar no mercado de aluguel e como identificar e evitar golpes – crimes que os locatários de primeira viagem são particularmente mais vulneráveis.

O que deve ser considerado antes de fechar o contrato de locação

Você precisará identificar e evitar as armadilhas dispendiosas do processo de aluguel. Fatores como os termos do aluguel, o depósito e a condição da unidade vêm com os seus próprios riscos. Pensando nisso, reunimos uma série de questionamentos para você fazer a si mesmo antes de decidir se aquela kitnet mobiliada para alugar em Curitiba é a melhor para você.

Questão nº 1: Renda disponível para pagar o aluguel

Dado que o aluguel é a despesa mais significativa que o locatário geralmente paga, estabelecer um orçamento mensal com um aluguel confortável é crucial. O ideal é que a sua fatura de aluguel e de serviços públicos não ultrapasse 30% da sua renda líquida mensal.

Após estabelecer o seu orçamento, você precisa pensar em outros custos iniciais, como o depósito que é exigido do primeiro e último mês de aluguel e serviços oferecidos no local (como internet, telefone, TV a cabo, etc.)

Questão nº 2: Perguntas que devem ser feitas ao locatário

Antes de assinar o contrato, você precisa confirmar que o gerente da kitnet manterá a parte dele no trato. Aqui estão algumas perguntas a serem feitas ao considerar um aluguel:

  • Qual é a metragem quadrada total e a configuração da kitnet?
  • Algumas ou todas as utilidades são cobertas pelo aluguel? Se não, há como ter acesso a uma estimativa desses custos?
  • Quais são as opções de estacionamento?
  • Há manutenção, segurança e/ou gerentes da propriedade no local?
  • Qual é a política de reembolso para depósitos de segurança?
  • Existe uma área segura para pacotes de correio e de entrada?
  • Quais tipos de personalização você pode fazer em uma propriedade (pintura, pregos para pendurar fotos, etc.)? Quais são proibidos?
  • Existe algum problema de segurança ou de saúde associado à propriedade (molde, tinta à base de chumbo, etc.)?
  • Existe alguma hora do dia que é barulhenta e não dá para dormir/estudar?
  • Há restrições de convidados?
  • Há alguma taxa associada ao aluguel que não foi discutida?
  • Quais são as penalidades se você for forçado a quebrar um contrato?
  • Por quais cobranças você é responsável?
  • Se você decidir visitar os seus pais durante as férias, há como sublocar a kitnet nesse período?

Caso queira estudar em alguma universidade do Paraná e estiver à procura de uma kitnet na capital, separe um tempo para pesquisar bem sobre as imobiliárias em Curitiba. Uma boa pesquisa sempre pode lhe garantir a melhor unidade pelo melhor preço.

Questão nº 4: Necessidades pessoais

Uma kitnet centro de Curitiba normalmente iria atender a todas as suas necessidades de estudante, mas se por acaso você estiver procurando unidades longes do centro para economizar dinheiro, é bom se certificar de que as suas demandas pessoais poderão ser atendidas a contento se você for morar lá.

Portanto, veja se existe transporte público nas proximidades, se a kitnet fica em uma área residencial ou comercial e se há mercados, farmácias, hospitais, lojas de varejo e restaurantes a uma curta distância.

Tudo isso pode parecer desnecessário para você no momento, mas quando começar a gastar mais com transporte para ir aonde quer, com certeza se lembrará daquela kitnet centro de Curitiba que você deixou passar.

Questão nº 5: Hora da visitação

Nem sempre é possível fazer uma visita àquela kitnet mobiliada para alugar em Curitiba, principalmente se você morar em outro estado no momento. No entanto, ainda assim é importante tentar ao máximo fazer uma visitação antes de fechar o contrato de locação.

Na visita, verifique bem os endereços para se certificar de que está visitando a unidade correta. Alguns gerentes de propriedades estão encarregados de centenas de moradias e é possível que tenham cometido um erro.

Também é interessante verificar se as comodidades correspondem ao anúncio e questionar sobre itens ausentes ou danificados. Mas não fique só nas perguntas, viu!? Você mesmo deve testar os interruptores de luz, fechaduras, portas, janelas e outras instalações para identificar problemas atuais ou potenciais.

Se puder, faça várias visitas. Visitar à noite ou durante condições climáticas ruins pode representar uma imagem ainda melhor das ruas (se ficam alagadas ou não), da vizinhança (se é receptiva ou não) e das redondezas (se são seguras ou não).

Depois de cada visita, identifique os prós e contras e faça um balanço para saber se a kitnet é ideal para você.

Ajuda dos pais: esteja preparado para pedir

Por mais que você queira mostrar a todos que já é um adulto, e ainda que já tenha um emprego, entenda que pedir a ajuda de alguém mais velho – que realmente se importa com você – pode te ajudar a evitar muitos problemas.

Alguns proprietários de kitnets não se sentem confortáveis ​​em alugar a unidade para um estudante universitário. Portanto, você pode ser solicitado a assinar o contrato. Antes de assinar, vale a pena conversar com os seus pais. Inclusive, pode até não ser uma má ideia pedir a eles que assinem o contrato para você.

Seguro de aluguel: excelente proteção para jovens inquilinos

Um seguro de aluguel é muito bom para protegê-lo financeiramente caso sofra um roubo ou danos materiais. Casos de inundações, terremotos e outros desastres naturais também podem ser cobertos por um seguro de aluguel.

Se você já tiver um carro que tenha seguro, convém verificar com a seguradora se as locações podem ser adicionadas a uma política existente.

Os custos do seguro de aluguel variam de acordo com fatores como a localização, o valor total dos seus pertences, a sua idade e a configuração do imóvel – o que, no caso de uma kitnet, não deve elevar muito o preço da apólice.

Muitos estudantes pensam que, porque estão na faculdade, não têm nada de valioso para garantir. Mas imagine se eles perdessem tudo em um incêndio. O custo para substituir as necessidades aumentaria rapidamente.

Golpes de locação: como identificar

golpes em aluguel de imoveis

A internet tem sido um palco propício para golpes de aluguel, enganando facilmente locatários inexperientes, como estudantes universitários.

Criminosos roubam fundos através de depósitos e aluguéis fraudulentamente arrecadados, ou desejam roubar identidades com informações obtidas de aplicativos falsos.

Neste tópico, iremos abordar alguns métodos para identificar uma fraude e se proteger.

Sinais de aviso

  • O preço parece bom demais para ser verdade ou não se enquadra nas taxas de mercado para propriedades vizinhas semelhantes.
  • Custos iniciais altos, como depósitos de segurança e outras taxas.
  • Desculpas para o motivo pelo qual uma unidade de locação não pode ser exibida para possíveis locatários, como “o proprietário está viajando” ou “o locador está doente”.
  • Pedidos de pagamento antes de ver o apartamento.
  • Descrições do imóvel com múltiplos erros gramaticais.

Dicas para se proteger

  • Nunca envie pagamentos ou assine um contrato sem ver uma propriedade.
  • Se tiver que pagar antecipadamente porque você mesmo não tem como fazer uma visita àquela kitnet mobiliada para alugar em Curitiba, faça o pagamento com cheques, evitando transferências bancárias.

 

Curtiu este post? Compartilhe com os seus amigos! Quem sabe algum deles pode estar procurando por uma kitnet para alugar em Curitiba!