Como identificar uma pessoa inteligente em apenas dois minutos?

Essa sequência de duas perguntas pode ajudar você a descobrir os que buscam validação e encontrar uma pessoa inteligente para compor a sua equipe de profissionais.

Qual é a maneira mais rápida de identificar as pessoas mais inteligentes de um grupo?

Comece com uma pergunta fácil. Depois faça uma mais complexa.

Digamos que você esteja em uma ligação do Zoom com sua equipe de marketing. Você precisa de idéias sobre como gastar os últimos recursos do orçamento da sua campanha de automação de marketing mensal. Você pode seguir muitas direções diferentes.

Então, em quais ideias você confia?

Shailesh Panthee, médica no Nepal, sugere que abrir com uma pergunta fácil e direta é uma maneira rápida de revelar quem está ansioso – talvez ansioso demais – para provar a si próprio.

Por exemplo, você pode perguntar: “Lembre-me novamente, o que significa CTR?” (CTR significa taxa de cliques, a porcentagem de pessoas que clicam em um elemento depois de visualizá-lo. A maioria das profissionais de marketing conhece o termo.)

E então ouça. Quem respondeu a essa primeira questão?

Os ansiosos costumam estar tão desesperados por pontos que esquecem de considerar se sua contribuição é valiosa e pula a verificação e a análise de fatos para ir direto à vitória.

Encontrando as respostas

Há outra razão pela qual pessoas inteligentes podem hesitar em responder perguntas óbvias: suspeitam que é uma armadilha. Não sou um gênio, mas como alguém que levantou muito a mão na sala de aula, posso dizer que sempre que meu professor de inglês pedia traduções de vocabulário direto, eu era cético. “Por que ela estava nos perguntando sobre a palavra “cidade”?”

Eu me perguntava. “Ela por acaso está escondendo uma pergunta de acompanhamento mais difícil por trás dessa abertura simples?”

Se você está do outro lado desta equação – liderando a chamada de Zoom – é exatamente isso que você deveria fazer. Agora você pode de fato fazer a pergunta real, mais complexa e provavelmente mais criativa: como devemos gastar nosso orçamento de marketing restante?

O processo de atrair as pessoas mais inteligentes da sala não será tão fácil. Pode ser necessário avisar as pessoas chamando-as pelo nome.

Elas podem responder com outra pergunta, como: “Qual é afinal o nosso principal objetivo em investir o dinheiro?” Ou elas examinam suas anotações – provavelmente estão na verdade pensando em silêncio por um tempo. Elas podem ser um pouco hesitantes inicialmente pois entendem muito bem que nunca há apenas uma resposta completa, e não têm vergonha de pedir aos outros que melhorem seu raciocínio. Eventualmente, no entanto, elas sugerem uma ideia.

Se você é um líder que quer saber quem na sua equipe é um resolvedor de problemas inovador, que sabe pensar, essa é sem dúvidas uma ótima tática.

Pessoas inteligentes sabem que ouvir é mais valioso do que falar. Eles tentam evitar repetir o óbvio para que possam gastar seu tempo e energia naquilo que requer análise e criatividade.