Conheça o ranking das piores cidades para dirigir no Brasil

Rate this post

Nas grandes cidades, por mais que existam muitos benefícios de moradia, trabalho e outros, por vezes também podem trazer muitas dificuldades para o trânsito. No artigo de hoje, você vai conferir qual é o ranking das piores cidades para dirigir no Brasil.

Geralmente, essas cidades que possuem ruas destruídas ou o trânsito perigoso, podem fazer com que os motoristas precisem buscar mais vezes uma oficina mecânica. Conheça a Mecânica Sofiste.

Confira quais são as cidades dessa lista e se a sua cidade estiver dentre elas, saiba que é preciso redobrar os cuidados enquanto dirige.

Veja se a sua cidade está entre as piores para dirigir no Brasil

Existem diferentes rankings que mostram quais são as cidades que não são as mais indicadas para ficar horas no trânsito, seja pelas condições das ruas ou mesmo, por ter uma grande quantidade de engarrafamento, o que acaba prejudicando o fluxo de veículos, assim como também, causa mais problemas mecânicos nos automóveis.

As grandes cidades aparecem com frequência em pesquisas como essas, afinal é de se esperar que as cidades que possuem maior quantidade de pessoas e de veículos em trânsito acabem sendo prejudicadas de alguma forma.

Dentre os diferentes rankings, reunimos aqui quais são as cidades que aparecem de forma mais recorrente nessa lista.

As piores cidades para dirigir no Brasil são:

  • São Paulo;
  • Florianópolis;
  • Manaus;
  • Belém;
  • Goiânia;
  • São José;
  • João Pessoa;
  • Rio de Janeiro;
  • Salvador;
  • Recife;
  • Belo Horizonte;
  • Porto Alegre;
  • Curitiba;
  • Feira de Santana.

Uma das pesquisas realizadas para identificar quais são as cidades com o trânsito mais caótico, levaram em conta alguns fatores que foram determinantes para esse resultado, que são a segurança, serviços disponíveis para o motorista, qualidade das ruas, nível de trânsito, fatores econômicos e aspectos sociais.

É claro que não é possível avaliar de uma forma única e geral até mesmo porque, cada cidade possui as suas estruturas e realidades que são próprias, fazendo com que devam ser avaliadas individualmente.

Buscar informações como essas é sempre importante para saber quais são os principais pontos em que os motoristas e autoridades de trânsito, além é claro das autoridades do governo, podem procurar melhorar e inovar para que cada cidade consiga oferecer melhores condições de trânsito e consequentemente, uma melhor qualidade de vida a sua população.

Mas para você não pensar que tudo está perdido, existem sim algumas cidades que são consideradas como excelentes e ótimas para dirigir como, por exemplo, Atibaia, Brasília, São José do Rio Preto, Campinas, Sorocaba e Taubaté.

Faz parte do dia a dia de cada motorista, buscar diferentes formas de fazer a sua parte e assim, promover um trânsito melhor e também, mais seguro e menos estressante para todos. Confira também outro artigo falando sobre o tema, clicando aqui.

Existe uma forma de melhorar esse cenário?

motorista em ônibus

De maneira particular, as cidades apresentam cenários diversos que dificultam a boa utilização das pistas e também dos carros, uma vez que geralmente elas não possuem excelentes estruturas pensadas para uma boa direção e trafegabilidade.

O grande número de veículos é um dos principais pontos que acabam desencadeando esse congestionamento todo e fazendo com que milhares de motoristas percam boa parte de seu dia apenas no trânsito.

Há algum tempo atrás, na cidade de São Paulo, por exemplo, foi iniciado o rodízio de veículos baseado nas placas dos carros para conseguir diminuir o fluxo e também o grande tempo perdido no congestionamento diário.

As autoridades também buscam de diferentes formas, encontrar soluções que possam auxiliar nesse processo para favorecer o trânsito seguro e de qualidade para os milhares de motoristas que necessitam se deslocar diariamente nas grandes capitais.

Empresas de tecnologia que também utilizam o trânsito como forma de proporcionar o seu serviço, disponibilizam rotas diferenciadas dos caminhos tradicionais e que por vezes, possuem um tráfego intenso, para conseguir “desafogar” as vias principais e assim, melhorar o trânsito.

Você também pode fazer a sua parte no seu dia a dia, seja oferecendo carona a um amigo ou deixando o seu carro em casa durante alguns dias da semana.

De qualquer maneira, tenha em mente que morar em uma grande cidade que enfrenta horas de congestionamento, além de deixar as pessoas super estressadas e irritadas, causa grandes danos a mecânica do seu carro, fazendo com que você precise procurar uma oficina mecânica especializada com mais frequência para realizar os reparos necessários.