Dicas simples e incríveis para aprender a cantar afinado

Rate this post

Neste artigo vamos discutir um assunto muito interessante. A maioria das pessoas gosta de música, não podemos negar esse fato, mas existe uma grande parcela que gostaria de saber como cantar afinado e não sabe por onde começar.

Se você adora se aventurar no karaokê ou é o rei do chuveiro, mas não quer passar mais vergonha na frente dos seus amigos, se liga nas dicas que vamos te mostrar logo abaixo.

Fazendo essas coisas com certeza você será capaz de melhorar suas apresentações e até mesmo surpreender seus amigos e familiares que nunca ouviram sua voz.

#Dica 1 – Aprenda a fazer aquecimento vocal

Apesar de não parecer tão intuitivo, mas estudos científicos de fonoaudiologia afirmam que quem faz aquecimento vocal antes de suas apresentações tem uma performance muito melhor do que quem não faz.

A lógica é de simples entendimento: quando você canta, existe uma série de músculos que são usados na respiração e na emissão do som.

Se esses músculos estiverem frios o seu rendimento será bastante comprometido. Inclusive existe o risco de você desenvolver alguma lesão nas pregas vocais caso tenha costume de forçar a voz sem aquecimento.

Portanto, ao fazer aquecimento vocal, você terá toda a musculatura envolvida no canto bem preparada para soltar a voz sem nenhum risco e com certeza vai favorecer no alcance da afinação correta nas notas da sua música.

Veja alguns exercícios que você pode usar para aquecer a voz:

  1. Fazendo o movimento de bocejo
  2. Aquecendo com bico + sorriso
  3. Fazendo o som das letras “TR”. Bico com os lábios. Sentir a língua vibrando (colocar as mãos abaixo das costelas para sentir todo o ar saindo). Esse exercício deve ser feito suavemente e sem muito volume. Repetir 5 vezes.
  4. Aquecer a voz com o som das letras “TR” subindo, repetindo 5 vezes.

#Dica 2 – Aprenda a respiração diafragmática

Um dos grandes problemas que causam a desafinação durante uma apresentação de canto é ficam sem ar durante a emissão de uma nota.

E quando isso acontece é aquele momento em que todos ao redor do cantor tapam os ouvidos como se desejassem parar uma dor terrível…

Todos nós respiramos o tempo todo para viver, mas esse tipo de respiração do dia a dia não é o suficiente para o canto.

Em geral nós enchemos o pulmão de ar e fazemos um movimento de levantar os ombros. Mas este é o movimento incorreto para cantar.

Na respiração diafragmática todo o movimento ocorre no seu abdômen.

Exercício para treinar a respiração diafragmática

Vamos aprender como usar a respiração diafragmática a seu favor para melhorar a sua afinação.

No primeiro passo, você precisa pensar como se sua barriga fosse um balão que precisasse de ser enchido com ar.

Então, inspirar enchendo sua barriga de ar, sem movimentar os seus ombros. Faça isso em frente a um espelho para garantir que está fazendo o movimento correto.

Depois de encher o ar você vai soltar vagarosamente. Imagine que existe uma vela acesa em sua frente, você deve soltar o ar de forma tão suave que o fogo da vela não poderia se apagar.

Bem simples não é verdade? Mas não se engane, esse exercício simples, feito várias vezes ao dia, tem o poder de mudar completamente a forma como você emite sua voz durante suas apresentações de canto.

 

Agora é só colocar essas dicas em prática e mandar ver naquela festinha com seus amigos e surpreender a todos.