Energia solar: Benefícios ambientais e econômicos

Rate this post

A energia solar surge como uma nova alternativa para o consumo responsável com o meio ambiente, dado o impacto gerado pela energia não renovável. Conheça os benefícios ambientais e econômicos da energia solar fotovoltaica.  

O que é energia solar

A energia solar é uma fotovoltaica é uma fonte renovável e inesgotável, que permite o uso da luz solar que é convertida em eletricidade. Essa nova alternativa é implementada em residências, empresas e cidades, que podem aproveitá-la para realizar suas atividades diárias, desenvolver projetos sustentáveis, reduzir o consumo de eletricidade comum vinda da queima de combustíveis, por exemplo, e estar na vanguarda dos projetos de inovação tecnológica. 

Embora o desenvolvimento das tecnologias solares tenha começado na década de 1860, no início do século XX, a disponibilidade de fontes não renováveis, como o carvão e o petróleo, interromperam seu crescimento.

No entanto, Em 2015, durante o Acordo de Paris, 24 países da América Latina enviaram planos à ONU para atuar em mudanças climáticas e 20 deles tinham objetivos de geração de energia renovável. Segundo relatórios da organização ambientalista Greenpeace, esse tipo de energia poderia fornecer eletricidade a dois terços da população mundial em 2030.

Para que energia solar é usada? 

Iluminação:  solar através de painéis solares para residências e empresas. Isso permite melhorar a eficiência no consumo de energia e reduzir os custos de eletricidade, o que torna uma energia alternativa. Tendências arquitetônicas adotam cada vez mais esse tipo de iluminação como a base do design sustentável.

Aquecimento:  Os aquecedores solares aproveitam a energia do sol e a transformam em energia térmica através do uso de água ou ar. Os sistemas de aquecimento podem ser passivos, usar circulação natural ou ativos, usar bombas para circular água e gerar calor.

Transporte movido a energia solar:  Há o projeto de veículos que são alimentados por energia solar fotovoltaica. Estes incluem veículos elétricos movidos por energia obtida por painéis solares, ônibus e ferrovias. Há também estradas alimentadas pela luz solar.

Em tecnologia: como carregadores solares, útil para carregar telefones celulares, tablets, computadores, lanternas ou outros aparelhos que trabalham com tecnologia solar, como secadores, rádios, lâmpadas, entre outros.

Empresas de fornecimento de eletricidade: A energia solar fotovoltaica pode ser usada para gerar grandes quantidades de energia, a fim de vendê-la para empresas que têm o fornecimento de energia como negócio.

Locais remotos difíceis de acessar: É ideal para fornecer energia para aqueles lugares distantes, com baixas taxas de desenvolvimento, onde eles têm dificuldades para ter eletricidade.

Satélite solar:  A energia solar é um dos principais métodos de fornecimento de satélites que estão em órbita no espaço.

Irrigação de plantação:  A energia solar é uma alternativa para obter eletricidade para bombear água para irrigação devido à ausência da rede elétrica em locais distantes.

Sinais de trânsito e iluminação pública nas cidades:  Foram desenvolvidos pólos de potência que funcionam com a luz solar, bem como sinais de trânsito que operam graças ao sol ou ao vento.

Benefícios da energia solar para o meio ambiente e economia

A energia solar  surge como uma nova alternativa para o consumo responsável de energia com o meio ambiente, dado o impacto gerado pela energia não renovável. Além de ajudar a reduzir os custos com as contas do consumo de energia elétrica das empresas:

Entre seus benefícios estão:

  • É renovável.
  • É uma fonte de energia ilimitada.
  • É a fonte mais limpa de energia e não põe em perigo ou aumenta o aquecimento global, porque não produz gases de efeito estufa ou subprodutos perigosos para o meio ambiente.
  • Tem um baixo custo de uso, após o investimento inicial na fabricação dos componentes e na instalação, que é o que pode ser mais caro.
  • A energia limpa pode ser produzida de forma mais econômica do que a adquirida pela rede.
  • Está disponível em todo o planeta, por isso, torna-se a melhor maneira de fornecer eletricidade para locais isolados, onde o custo de instalação de linhas de distribuição de eletricidade é muito alto.
  • A tecnologia permite converter energia solar em eletricidade por meio de dispositivos fotovoltaicos e energia solar térmica.
  • Contribui para o desenvolvimento sustentável.
  • Gera emprego nas áreas onde está instalado.
  • Reduz o uso de combustíveis fósseis.
  • Reduz as importações de energia.

Como podemos observar a energia solar é a maneira mais eficaz de economizar e contribuir para a preservação do meio ambiente, com um consumo consciente.