Nervo ciático Inflamado – causas e tratamentos

5 (100%) 1 vote

Uma das piores dores que se pode sentir são as dores originarias da coluna, uma boa parte acaba ramificando sua dor pelas pernas, isso ocorre devido ao nervo ciático.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, ele é formado por diversas ramificações que saem da coluna vertebral.

Ele inicia-se no fim da coluna, e passa pelos glúteos, parte posterior da coxa passa pela panturrilha e finaliza nos pés. Ao passar pelos joelhos o nervo ciático se divide em nervo tibial e fibilar comum.

Quando o nervo ciático encontra-se inflamado ele pode causar dores terríveis por todo o trajeto citado acima, então é fundamental que procure rapidamente a ajuda de um profissional qualificado para que inicie o tratamento o quanto antes.

Nervo ciático inflamado causas

As causas de dores no nervo ciático se devem algumas a duas possibilidades, a primeira é devido alguma compressão no nervo, que pode ser oriunda de um osso ou disco, a segunda é uma inflamação que pode ser um efeito secundário da primeira hipótese.

Mas a grande maioria dos casos é devido a compressão, ou seja, um osso da coluna toca e pressiona o nervo ou um disco que está deslocado, há ainda a hérnia de disco.

A hérnia de disco é quando um disco solta fluido gelatinoso fora da coluna vertebral, este fluido gelatinoso acaba ficando entre a coluna vertebral e o nervo ciático, causando um pinçamento do nervo dando origens a dores, na maioria das vezes somente procedimento cirúrgico pode sanar este problema.

Sendo assim, é fundamental se consultar com um ortopedista ou fisioterapeuta, mas aqui você pode verificar alguns sintomas comuns:

  1. Sente dores ou sensação de dormência ou formigamento em parte ou toda perna (esquerda ou direita)?
  2. Sente alguma sensação de queimação, fisgada ou cansaço na perna?
  3. Sente alguma sensação de fraqueza em uma ou nas duas pernas?
  4. Se ficar parado por muito tempo (por exemplo a noite) as dores pioram?
  5. Sente dificuldade de andar ou também dificuldade de ficar muito tempo numa mesma posição?

Estes sintomas estão intimamente ligados a problemas de coluna, a confirmação só poderá ser concedida por um profissional da área e mesmo assim depois de fazer alguns exames como TAC (Tomografia computadorizada) ou RM (ressonância magnética), este ultimo exame é o mais recomendado para tirar qualquer dúvida que possa haver, porém, este pode ser muito caro e é bem comum que os médicos se satisfaçam com uma TAC.

Tratamentos para Inflamações no Nervo ciático

Fisioterapia:

Um dos principais tratamentos recomendados é a fisioterapia, quando o corpo fica em repouso isso acaba por piorar a dor, nesse caso é fundamental realizar alguns exercícios específicos como alongamentos.

A maioria dos exercícios pode ser feira com o paciente deitado de barriga para cima, conforme for avançando na fisioterapia e a dor diminuir com as sessões podem começar a ser feitos exercícios de fortalecimento muscular.

Na fisioterapia é também comum o uso de alguns aparelhos que servem para amenizar a dor e ajudar no processo de desinflamação, fazendo com que ocorra maior irrigação sanguínea e aliviar a compressão no nervo ciático inflamado.

Tratamento alternativo:

Alguns tratamentos alternativos podem causar bons resultados, mas é verdade que a maioria não é a primeira opção dos especialistas.

Na verdade muitos destes tratamentos alternativos vem para somar ao tratamento principal complementando dessa forma o tratamento.

Os mais conhecidos e recomendados são os já tradicionais Acupuntura, Reflexologia, Osteopatia (são técnicas que esticam os músculos e estalam as articulações, sendo uma boa forma de tratamento para hiperlordose, escoliose e hérnia discal).

Alimentação:

É importante ter um pouco de atenção com os alimentos ingeridos durante este processo de desinflamação do nervo ciático, por exemplo, carnes processadas como bacon, salsicha, linguiça, isso tudo deve ser evitado.

Em contrapartida, aumente a ingestão de alimentos que são anti-inflamatórios como, alho, cebola, chia, linhaça, gergelim etc.

Se você também está acima do peso é importante fazer um esforço para tirar essa sobrecarga de cima de suas costas, fazer uma dieta para reduzir essa massa gorda será fundamental, por isso opte por realizar uma consulta com uma nutricionista ou procure tomar algum suplemento que ajude a eliminar a gordura como um shake ou suplementos mais fortes com Womax.

Remédios:

Existem alguns remédios que podem ajudar no processo de desinflamação, como também auxiliam na redução das dores.

Os medicamentos vão desde o mais simples como um parecetamol e podem chegar  aos mais fortes, são eles os opiáceos (originados do ópio) derivados da morfina como tramadol,  ainda pode ser associado a estes remédios um relaxante muscular como Diazepam.

Exercícios:

Os exercícios são uma ótima forma de prevenir e remediar as dores do nervo ciático, os exercícios mais recomendados no início são os de alongamento, e podem evoluir para processos de fortalecimento muscular, mas tudo isso deve ser feito com ajuda de um profissional qualificado, não tente fazer estes exercícios sozinho, você pode agravar o problema.

Massagem:

Processos de massagem podem ser associados ao tratamento, as massagens devem ser realizadas com cremes hidratantes ou óleos essenciais.

A massagem é um dos melhores tratamentos caseiros para dor de coluna que podem ser realizados, eles podem aliviar as dores e melhorar a circulação sanguínea no local.

Sendo assim as massagens podem ajudar a reduzir a compressão no nervo, no entanto, pe recomendado que ela seja feita por um fisioterapeuta ou massagista.

Conclusão

Como pode ver a problema de coluna pode ser grave, quando inflama o nervo tudo piora pois como o nervo é longo, extenso, o processo de desinflamação pode ser lento e difícil.

Sendo assim é bem comum serem associados mais de um tratamento como os citados aqui, normalmente são bem comuns a fisioterapia e remédios, este possivelmente é uma das melhores combinações para os casos mais graves, isso sem falar na cirurgia, que nem foi citada.

Por isso é super importante procurar ajuda médica é o médico que vai ser capaz de recomendar o melhor tratamento para cada caso em específico.

Site citado: https://www.rosivanamaral.com.br/womax/