O que é o cronograma capilar: saiba como fazer

Rate this post

Entenda o que é cronograma capilar e aproveite estas super dicas sobre como fazer

Seja o seu cabelo liso ou cacheado, para manter os fios sempre bonitos e bem hidratados, é preciso manter uma prática frequente de cuidados e para isso, existe o cronograma capilar.

No post de hoje, você vai descobrir o que precisa saber sobre o que é e como fazer um cronograma capilar para ter cabelos lindos e sedosos por mais tempo.

O que é o cronograma capilar

O cronograma capilar é, na verdade, uma incrível sequência de cuidados que proporcionam a nutrição, hidratação e reconstrução dos fios.

Para entender melhor, confira abaixo o que significa cada uma dessas etapas que possuem extrema importância para o tratamento dos fios.

Nutrição

A etapa de nutrição pode ser a primeira para a maioria dos cabelos ou a última etapa, em alguns casos. Essa etapa será a responsável por proporcionar a proteção necessária para o cabelo.

Proporcionar a nutrição ideal é extremamente necessário para os fios, especialmente nos casos em que o cabelo possui muito frizz e enfraquecimento da fibra capilar, visivelmente encontrado em fios muito ressecados.

Hidratação

Por sua vez, a hidratação é o que proporciona a elasticidade perfeita para os cabelos deixando os fios mais macios, com brilho, suavidade e claro, sem que fiquem secos e quebradiços.

A hidratação capilar é rica especialmente em água e ajuda a proporcionar a flexibilidade necessária para evitar a quebra dos cabelos, deixando os fios mais sedosos e leves, especialmente para quem gosta de deixar os cabelos soltos.

Reconstrução

A etapa de reconstrução é indicada especialmente para os fios que tenham processos químicos e até mesmo por isso, acabaram perdendo a massa e ficando muito mais quebradiços, finos, sem brilho ou até mesmo, muito ásperos.

Alisamentos, colorações, descolorações, além do uso excessivo do secador, chapinha e a forte exposição ao sol, são as principais causas para o enfraquecimento dos fios e nesse caso, podem precisar de um cuidado ainda maior com produtos específicos que você pode facilmente encontrar em uma loja de cosméticos online.

Com esse passo a passo que você pode montar da forma como for melhor para você e de acordo com o estado em que o seu cabelo se encontra, você irá conseguir ter uma rotina completa de cuidados com os seus cabelos para que ele fique do jeito como você sempre sonhou.

Como fazer o cronograma capilar

cabelo-cacheado-loiro

Para conseguir fazer o cronograma capilar, você precisa compreender qual o verdadeiro estado do seu cabelo e ainda, qual é a principal necessidade dele no momento, se é a nutrição, hidratação ou reconstrução, para então, a partir desse entendimento, conseguir iniciar o seu cronograma.

Não importa qual o tipo do seu cabelo, em todos os casos o cronograma capilar é um tratamento sempre bem-vindo e ainda, é altamente recomendável para quem deseja ter fios lindos, saudáveis e que brilhem a todo momento e para isso, você pode apostar na compra dos melhores produtos para cabelos através de uma loja de cosméticos online.

O primeiro passo para entender como fazer o cronograma capilar, é realizar o teste de porosidade.

Para isso, é preciso um copo transparente com água e um fio do seu cabelo. É preciso analisar os três resultados possíveis que irão indicar se o seu cabelo precisa de mais hidratação, reconstrução ou ainda, nutrição. Analisando o resultado:

Se o cabelo boiar: Hidratação

Afundar: Reconstrução

Mas se não boiar e nem afundar: Nutrição

Realizando esse teste simples, você consegue identificar o que o seu cabelo mais precisa e começar o seu tratamento a partir disso.

Depois de realizar o teste, você precisa se preparar para iniciar o cronograma capilar com máscaras específicas conforme indicado, seguindo a ordem.

Hidratação

1ª semana: hidratação, nutrição, hidratação

2ª semana: nutrição, hidratação, reconstrução

3ª semana: hidratação, nutrição, hidratação

4ª semana: nutrição, hidratação, reconstrução

 

Reconstrução

1ª semana: nutrição, reconstrução, hidratação

2ª semana: hidratação, nutrição, hidratação

3ª semana: nutrição, hidratação, nutrição

4ª semana: hidratação, reconstrução, hidratação

 

Nutrição

1ª semana: reconstrução, hidratação, nutrição

2ª semana: hidratação, nutrição, hidratação

3ª semana: reconstrução, hidratação, nutrição

4ª semana: hidratação, reconstrução, hidratação

 

Busque sempre os melhores produtos capilares para a sua necessidade e lembre-se de seguir corretamente o cronograma capilar.

Dessa forma, você vai conseguir voltar a ter cabelos lindos, hidratados e bem cuidados despertando o olhar de todos que a cercam.