Por que fazer curso para concurso pode ser um erro?

Os cursos para concurso são muito divulgados em diversas plataformas, alegando ser o melhor método de preparo para as provas que podem levá-lo a conquistar o cargo desejado. Mas você já parou para se perguntar se é realmente vantajoso fazer o cursinho? Saiba por que fazer curso para concurso pode ser um erro, aqui neste artigo.

Por que um curso para concurso pode ser um erro?

O curso para concurso pode, realmente, ajudá-lo a se preparar para o exame, no entanto, em alguns casos pode ser um erro fazê-lo. Como assim? Você deve estar se perguntando isso agora. Confira:

Curso presencial

Quando você decide participar de um curso presencial, tem algumas vantagens e desvantagens, as quais podem pesar na hora da decisão. Por exemplo, se você trabalha o dia inteiro e pode estudar somente no período da noite, tem gastar ao menos duas horas com transporte somando a ida e volta, está perdendo 2 horas que poderia usar para descansar, tomar banho, comer e ficar com a cabeça mais livre para estudar.

Ainda podemos levar em consideração, os custos para manter o cursinho, como valor das apostilas, condução de transporte, lanches, mensalidade, materiais. Os quais poderiam estar sendo economizados, através de um curso online gratuito no conforto da sua casa, e com ambiente mais silencioso para estudo.

Ou seja, se você trabalha e não pode apenas se preparar para os estudos, um curso para concurso presencial pode ser prejudicial, pois como estará cansado e cheio de coisas na cabeça, além dos gastos para manter o curso, você não terá um bom rendimento.

No curso online você pode assistir às aulas, pagar um valor baixo ou de estudar de forma gratuita, comprar suas próprias apostilas e organizar um plano de estudo para render mais.

Curso online

O curso online é uma modalidade especial que permite os estudos sem perder tempo com transporte, economizando no valor de mensalidades e custos para se manter no curso, como acontece com o presencial.

Você tem acesso a vídeo aulas, explicações, entre outros, e pode estudar no conforto da sua casa. O que é ideal para quem passa o dia trabalhando.

No entanto, por mais benéfico que seja, ele também pode ser ruim, dependendo da sua situação. Por exemplo, você não consegue se concentrar, e tem dificuldade de aprendizagem, e se distrai muito em casa, mas tem tempo para fazer um curso presencial onde poderá participar de grupos de estudos, aulas com professor presente, entre outros, então a segunda opção seria a mais atraente, uma vez que teria maior rendimento nos estudos.

Como pode observar, não é que o curso para concurso seja ruim, mas é preciso identificar qual o melhor para seu caso, presencial ou online, a fim de evitar que não obtenha rendimento, e acabe por demorar mais anos para passar em um concurso público ou exame vestibular.

Além disso, é preciso conferir os editais para ver o que o exame exigirá de você, a fim de saber se o curso que escolheu será de grande ajuda ou não.