Por que os dentes ficam mais sensíveis no inverno?

Rate this post

Entenda o motivo pelo qual a sensibilidade nos dentes aumenta no inverno

Quando a temperatura esfria ou mesmo, quando você alterna entre uma bebida gelada e uma quente, é possível perceber um certo desconforto nos seus dentes. Independente da estação do ano, quem sofre com este problema possui os dentes sensíveis.

E esse problema geralmente acaba piorando nos dias mais frios do ano, mas porque os dentes ficam mais sensíveis no inverno? Muitas pessoas que sofrem de sensibilidade nos dentes ficam com esta dúvida. Para ajudar a esclarecer isso, vamos mostrar abaixo as possíveis causas e como evitar este problema.

Quando o ar frio entra na boca, ela geralmente possui uma temperatura de 36 graus, tendo o mesmo efeito de uma mordida em um sorvete ou de beber um pouco de água gelada. Então, ao ter contato com a parte interna da boca, em pouco tempo o ar esfria o esmalte dos dentes e, em seguida, a dentina é resfriada até chegar ao canal dentário.

Esse canal é composto de terminações nervosas que rápido ficam sensíveis ao frio e reagem provocando a sensação de dor. Por isso, a pessoa sente mais desconforto nesta época do ano.

dente branco

Outros causadores da sensibilidade nos dentes

Os principais causadores da sensibilidade são o ar frio do inverno, água gelada e sorvete, ar-condicionado muito gelado, etc. Existem outros fatores que também provocam este problema nos dentes. Veja abaixo:

 

  • Consumo exagerado de açúcar

 

O consumo exagerado de guloseimas contribui para o aumento das bactérias, elas prejudicam as gengivas e deixam as áreas sensíveis dos dentes expostas.

 

  • Falta de hábitos diários

 

A falta de hábitos diários como a escovação três vezes ao dia juntamente com o uso do fio dental pode provocar alguns problemas graves nos dentes como a sensibilidade, tártaro, cáries, entre outros.

 

  • Escovação com muita força

 

Escovar os dentes com muita força acaba desgastando o esmalte dos dentes que é responsável por proteger a gengiva, provocando assim a sensibilidade dentária ao beber água gelada e também, nos dias frios.

Felizmente, as pessoas que sofrem com este problema podem recorrer a alguns métodos para amenizar a dor ou até mesmo, tratá-la.

Como resolver o problema de sensibilidade

Ninguém gosta de sentir desconforto no canal dentário devido à sensibilidade, seja nos dias frios do ano ou não. Por isso, é comum que elas procurem algumas maneiras para resolver esse problema.

Se os seus dentes ficam mais sensíveis no inverno, a solução é começar a fazer o uso de cremes dentais próprios para sensibilidade dentária. Outra alternativa é a aplicação de flúor gel feita no consultório dentário.

No entanto, dependendo do caso, pode ser necessário recorrer à restauração com resina na região cervical ou também tratamento endodôntico para eliminar a sensibilidade.

De maneira geral, estes tratamentos buscam cobrir novamente a parte sensível do dente que está exposta, causando o desconforto.

Mas seja qual for o tratamento que você escolher, é preciso ter alguns cuidados diários para evitar a sensibilidade nos dentes. O que você deve fazer é utilizar escovas com cerdas macias, não usar muita força na escovação e regularmente, consultar um dentista.

Acesse o blog Minha Saúde Bucal e leia diversos artigos informativos sobre como fazer a correta higiene da boca.

E se você já percebeu que os seus dentes ficam mais sensíveis no inverno ou quando você bebe água ou come algo gelado, procure um dentista para que ele faça uma avaliação de maneira correta e eficiente.

Isso é importante para evitar problemas mais sérios no futuro. Desta maneira, você pode preservar a saúde dos seus dentes por muito mais tempo.