Qual é a tinta ideal para paredes externas? Saiba mais

Rate this post

Uma reforma seguida de uma boa pintura, ajuda a deixar a casa com uma aparência ainda melhor, principalmente na parte externa que é responsável por causar uma boa impressão.

No entanto, é importante que você saiba qual é a tinta ideal para paredes externas porque não é com qualquer tipo de tinta que você conseguirá deixar a sua casa com uma aparência renovada por bastante tempo.

E justo nesta etapa é que as pessoas mais se confundem, por isso vamos mostrar como escolher a tinta ideal.

Como saber qual é a tinta ideal para paredes externas

Quando você for procurar a tinta ideal nas lojas de construções, irá encontrar uma grande variedade, cada uma delas com uma finalidade e qualidade diferente. Observe abaixo os principais tipos de tintas. Este vídeo também ajuda a dar algumas ideias.

Tinta cal

Esse tipo de tinta é mais utilizado para pintar muros por causa do seu baixo custo e pela facilidade no momento da aplicação. Para fazer a aplicação deste tipo de tinta, não é preciso que a parede esteja em perfeitas condições, o que é uma vantagem para quem deseja pintar uma parede com uma textura mais grossa.

Tinta acrílica

Esse tipo de tinta é solúvel em água e possui uma característica semelhante à tinta látex. Ela é um tipo de tinta ideal para paredes externas e internas devido a sua forte impermeabilidade. Geralmente, ela é encontrada em três acabamentos diferentes que são:

  • Fosco: Esse acabamento não é muito resistente à limpeza, mas consegue disfarçar algumas imperfeições na parede.

 

  • Semi-brilho: Esse tipo de acabamento é mais resistente em comparação ao fosco. Mas por causa do seu brilho, ela acaba mostrando as imperfeições maiores da parede.

 

  • Acetinada: Essa é a melhor opção de acabamento para ambiente internos e externos, porque possui um aspecto mais sofisticado, com pouco brilho e boa resistência a limpeza. No entanto, ela também acaba destacando as imperfeições da parede.

Tinta emborrachada

Esse tipo de tinta possui um acabamento fosco e consegue cobrir muito bem as trincas e fissuras da parede, porque forma uma espécie de película elástica.  Além disso, ela é resistente ao sol e a chuva e ajuda a proteger contra o mofo e o desbotamento da cor. Por causa disso, ela costuma ser uma tinta ideal para as paredes externas.

pintura em duas cores

Como escolher a cor da tinta

Agora que você sabe qual é a tinta ideal para paredes externas, é importante que saiba também como escolher a cor certa para melhorar o visual da sua casa.

Durante a escolha da tinta, elimine aqueles tons mais claros que não são indicados para os muros, por exemplo e, para as paredes externas, procure prestar atenção ao sol que a parede recebe, pois uma tinta com uma cor muito forte pode desbotar mais facilmente e deixar as paredes dos imóveis com um aspecto feio e envelhecido num curto período de tempo.

Uma boa opção são os tons acobreados e alaranjados, mas quando estiver escolhendo a tinta leve em consideração o seu gosto pessoal, que é o mais importante.

Caso tenha alguma dúvida em relação às cores, faça uma pesquisa caminhando pela sua própria rua ou bairro e observe quais são as cores dos imóveis que lhe agradam e quais são os tons que podem combinar com a sua residência.

Além disso, observe também algumas amostras de cores que as lojas costumam oferecer aos seus clientes.

O que fazer antes de começar a pintura

Antes de iniciar a pintura externa da sua casa é importante observar o estado de conservação das paredes, isso é, na verdade, o que irá garantir a durabilidade e a perfeição da tinta por mais tempo.

Dependendo da situação, pode ser necessário realizar algum reparo no reboco ou a aplicação de uma massa corrida. Esse produto evita que a tinta fique manchada e ainda ajuda a melhorar a sua aparência e durabilidade.