Qualidades nutritivas do sushi

Rate this post

Que a culinária japonesa é muito saudável a gente já sabe, mas você sabe quais são qualidades nutritivas do sushi? Os benefícios são tantos que a mistura de arroz com peixe faz bem para o corpo todo. Sem contar que a quantidade de nutrientes inclui benefícios que ajudam quem tem pressão alta, acelera o metabolismo, diminui o colesterol ruim do organismo, além de equilibrar os hormônios, e evitar alguns tipos de câncer.

É tanta coisa boa que o alimento tem sido consumido a quase 700 anos. No mundo todo ele passou a ser consumido a pouco mais de 200 anos, e as variedades são infinitas e cada opção pode proporcionar benefícios diferentes. Se você quer conhecer mais sobre as qualidades nutritivas do sushi, continue lendo.

O que tem no sushi?

O sushi é uma iguaria japonesa, que sempre terá arroz. Este que pode ou na ser embebido em vinagre. No sushi, o elemento mais comum depois do arroz é o peixe cru, que pode ser salmão, cavala, sardinha, atum e vários outros peixes. Mas também existem algumas variações que possuem alguns ingredientes cozidos, como legumes, e a alga que enrola o arroz para sushi.

De acordo com cada região do mundo, esses ingredientes podem variar bastante, mas tais modernidades também variam de acordo com a preferência de cada um. Os pratos que acompanham o sushi são o wasabi, o gengibre, chá verde e molho de soja.

O ocidente já possui muitos fãs do alimento, mas esse amor todo aumentou ainda mais, quando se revelaram as qualidades nutritivas do sushi. A alta quantidade de ômega-3 e ácidos graxos, provaram seus valores benéficos em relação a saúde e com isso mudou a visão dos consumidores da culinária.

O ômega-3 está presente na grande maioria dos peixes que é usado no sushi tradicional, e também em várias de suas variedades. Sendo assim, não necessariamente o sushi precisa ter peixe para ter qualidades nutricionais benéficas, algumas variações vegetarianas também são ótimas opções saudáveis.

nutrição e sushi

 

Valor nutritivo do sushi

Ao tratar das qualidades nutritivas do sushi, é preciso levar em consideração todas as suas partes, como o nori (as algas que enrola o bolinho), que é riquíssimo em iodo. Já o gengibre e o wasabi, são ricos em vitaminas e minerais, além de ter vários compostos que são antioxidantes.

Os frutos do mar, por outro lado, possuem níveis altos de selênio e ômega-3, mas isso também pode variar de acordo com a espécie do peixe. Enquanto que o molho de soja possui muito sódio. Além disso, as qualidades nutritivas do sushi, possuem 7 benefícios para a saúde.

1 – Benefícios do sushi para o coração: os ácidos graxos e o ômega-3, são formas concentradas de colesterol bom, que ajuda a regular o colesterol ruim. Isso previne a obstrução das artérias e vários outros problemas cardíacos, aterosclerose, AVC e ataques cardíacos.

2 – Para regulação hormonal: o iodo que está presente na alga marinha, nori, que envolve o sushi é essencial para regular o nosso sistema endócrino, mais especificamente a glândula tireoide.

3 – Para o metabolismo: os peixes são uma fonte de proteína de baixa gordura. Essa proteína “leve”, aumenta a nossa capacidade de criar novas células e metabolizar energia.

4 – Para prevenir o câncer: o gengibre e o wasabi possuem altos compostos antioxidantes, anticancerígenos e anti mutagênicos. Que ajudam a neutralizar os radicais livres que transformam células boas em cancerosas.

5 – Para a digestão: o chá verde contém taninos, ligado a boa digestão e a melhora da saúde do cólon.

6 – Para o sistema imunológico: o wasabi é o responsável por elevar o seu sistema imunológico, devido a suas propriedades que são antibacterianas.

7 – Para a circulação: os elevados níveis de ferro dos peixes e do molho de soja, pode elevar o número de glóbulos vermelhos.