Saiba a importância de ter um blog no seu site

Rate this post

Nos dias de hoje, ter um blog dentro de sites, seja ele pessoal ou empresarial, é algo importantíssimo para pessoas que desejam aumentar o número de visitantes dentro dos seus sites. O motivo disso é que os usuários da internet estão sempre à procura de conteúdos que os interessam.

Nesse sentido, a importância de um blog está no fato de que ele é capaz de oferecer um destaque maior para os negócios em geral, auxiliando os comerciantes a enfrentar os vários desafios dentro do seu negócio.

Sabendo disso, o texto a seguir irá explorar as vantagens de se ter um blog, demonstrando o que o caracteriza e quais são as principais estratégias que podem ser utilizadas.

No que consiste um blog?

Um blog é basicamente, uma página da web onde é possível encontrar uma série de conteúdos. Estes podem ser postados em vários formatos, como:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Áudio;

Assim, os blogs funcionam como uma imensa biblioteca onde se pode encontrar e consumir qualquer tipo de conteúdo de acordo com o interesse e os gostos de cada um.

Apesar dos blogs serem muito utilizados como um projeto pessoal, em que pessoas resolvem usar seu conhecimento para tratar de assuntos variados, eles possuem uma eficiência melhor dentro do setor empresarial.

A estratégia por trás disso é que uma empresa, seja ela vendedora de caibro de madeira, por exemplo, cria um blog dentro do seu site com a intenção de sanar dúvidas e necessidades do seu público consumidor. Com isso, quando essa empresa gera um conteúdo explicando em que situações os caibros devem ser usados, por exemplo, ela conquista a confiança de um potencial cliente que vê tal firma como autoridade na área.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem de se utilizar um blog dentro de um site é apresentada estatisticamente: segundo pesquisa realizada pela Content Trends, as empresas que fazem uso de blogs são capazes de, praticamente, quadruplicar o número de visitas que o seu site recebe, ao contrário de outros sites que não possuem blog. Esse é um fato essencial para o comércio eletrônico, já que um e-commerce que vende broca para concreto, por exemplo, deve ser capaz de criar uma boa imagem de sua marca dentro da internet (o seu local de atuação).

Com isso, alguém interessado em adquirir brocas fica ainda mais próximo de realizar uma compra. Além disso tudo, existem diversos benefícios que valem a pena ser comentados.

1) O baixo custo do projeto

Para começar um blog, não é necessário um investimento maciço. Aliás, algo que caracteriza bem as estratégias de marketing digital, em geral, é o baixo custo dos projetos.

Isso se justifica pelo fato de que os blogs podem ser criados através de plataformas grátis e que permitem o desenvolvimento dessa plataforma de uma maneira bastante prática e intuitiva, possibilitando um fácil gerenciamento. Dentre tais plataformas, uma das mais conhecidas é a WordPress. Porém, existem outras opções para a empresa, como o Blogger.

Além disso, caso a produção de conteúdo seja feita pelos próprios funcionários da empresa, seja ela uma empresa que produz detector de gás, por exemplo, os custos de se manter um blog se tornam ainda menores.

Contudo, se possível, talvez seja interessante investir em um produtor de conteúdo, o qual, apesar de não ser um especialista na área de detectores de gás, é especializado em marketing digital , podendo aprender o que for necessário para a aplicação das melhores estratégias dentro de blogs.

Quanto às formas de divulgação, elas podem ocorrer de duas maneiras: orgânica ou patrocinada. A primeira maneira se refere aos esforços de divulgação feitos de maneira gratuita através de técnicas como SEO e as redes sociais. Já a forma patrocinada, como o nome indica, é quando um site investe dinheiro para que seus anúncios sejam facilmente encontrados em posições estratégicas.

2) A ampliação da visibilidade

Complementando o item anterior, os blogs são instrumentos capazes de aumentar a visibilidade que um site recebe.

A justificativa para isso se deve à principal maneira que os usuários da internet possuem para encontrar o que desejam: as ferramentas de busca. Portanto, as técnicas de SEO (que significa, em português, “otimização para motores de busca”) procuram melhorar a maneira como um site aparece no momento em que um usuário faz uma pesquisa.

Dessa forma, se uma pessoa que deseja comprar piso vinílico, por exemplo, pesquisar sobre a necessidade de manutenção deste piso, um site que possua esse tipo de conteúdo dentro de seu blog irá aparecer logo nos primeiros resultados. Entretanto, existem vários fatores que levam um site ou um blog a ficarem bem posicionados ou não em uma página de resultados, tais como:

  • O layout do site;
  • A utilização de palavras-chave;
  • A facilidade de leitura;
  • A capacidade do site ser visto em diversos dispositivos;
  • Entre outros.

3) Ampliação do número de clientes

Em consequência do item anterior, ter um blog é uma ferramenta capaz de aumentar intensamente a cartela de clientes de uma empresa. O motivo disso é que, quanto mais pessoas se interessam pelo assunto de um blog, mais elas continuarão a consumir tais conteúdos.

No decorrer dessa ação, esses usuários tornam se seguidores fiéis de uma empresa, podendo efetuar a compra de produtos ou serviços devido a ajuda prestada por quem os auxiliaram.

Além disso, através dos blogs, é possível fazer despertar um desejo latente no interior dos visitantes. Assim, uma loja que vende pisos, por exemplo, ao criar um texto falando sobre a beleza do piso de concreto polido, pode fazer os leitores despertarem um desejo de consumo que não havia sido explorado antes.

E como tudo isso pode ser conquistado?

Para alcançar todos os benefícios citados acima, um blog pode utilizar uma série de estratégias digitais capazes de melhorar o alcance e a qualidade das postagens. Dentre as técnicas já citadas no texto, uma delas é o que se chama de e-mail marketing.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-mail marketing não está pautado no “spam”, mas sim no envio de e-mails direcionados, exclusivos e personalizados para pessoas que compulsoriamente ofereceram os seus endereços. Dessa maneira, é possível manter o engajamento de visitantes frequentes de um blog.

Para exemplificar essa questão, pode-se pensar em uma empresa de gestão de projetos e obras a qual publica conteúdos sobre o setor de construção civil em São Paulo. Esta empresa, para fazer com que os seus leitores continuem interessados nos assuntos abordados e revisitando o site várias vezes, pode enviar e-mails sempre que um novo conteúdo for postado. Isso faz com que os leads (potenciais consumidores) lembrem da empresa e voltem a consumir os seus conteúdos. Ações como essa citada facilitam a conversão de simples leitores em consumidores de fato.

Outra estratégia importante é a presença nas redes sociais. Isso porque é dentro delas em que se encontra boa parte dos usuários da internet. Portanto, para aproveitar ao máximo o que essas ferramentas têm a oferecer, uma empresa que realiza a instalação de portão automático basculante, por exemplo, pode gerar um perfil oficial dentro de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. Através delas, essa marca pode postar trechos das suas postagens de blog, fazendo com que os usuários da rede migrem para o site da empresa.

Dentre as diversas vantagens que as redes sociais oferecem, uma delas é a segmentação do público consumidor de conteúdo. Esse fato ocorre, pois, as redes utilizam algoritmos os quais direcionam o que vai ser mostrado para os usuários de acordo com as suas preferências e os seus gostos. Isso quer dizer que, caso uma pessoa aprecie bastante consumir vídeos e imagens no Instagram, por exemplo, sobre decoração de jardins, muito provavelmente ela poderá receber postagens de uma empresa de jardinagem.

A vantagem dessa característica está no fato de que, assim, os blogs conseguem conquistar a atenção de pessoas as quais estão mais propensas a consumir os seus conteúdos ou até mesmo os produtos e serviço de uma empresa.

Mesmo que a administração de um blog seja um pouco trabalhoso, as dicas oferecidas acima funcionam como um grande impulso para quem deseja engajar mais o seu público de uma forma mais simples e, acima de tudo, barata.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.