Tendências de RH para 2019

5 (100%) 1 vote[s]

A área de recursos humanos das organizações têm enfrentado diversas mudanças. Sejam estruturais ou processuais, para o próximo ano a automatização e, consequentemente, agilidade dos processos será tendência nas organizações.

Buscando não apenas praticidade, mas agilidade e assertividade nas contratações, as empresas tem desenvolvido softwares que ajudarão o RH na hora da contratação. Porém, essa é apenas uma das modificações para a área. Para 2019 não apenas a pré-contratação, todos os processos da pós-contratação também serão modernizados. Confira as tendências para o próximo ano:

1- Processos automatizados

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos Recursos Humanos nos últimos anos. Uma das tendências em RH para 2019 é o uso da tecnologia para automatizar processos.

São inúmeros os procedimentos que podem ser automatizados no setor de RH. Existem plataformas que reúnem diversas ferramentas de análise, permitindo um maior nível de acerto nas decisões.

2- Recrutamento com inteligência artificial

Uma tendência para 2019 é o fim dos processos de recrutamento com análise 100% humana. O uso de inteligência artificial para dinamizar esse processo já vem sendo usado, mas promete ganhar força ainda maior no próximo ano.

Existem diversos softwares de recrutamento e seleção. Com recursos especiais, esses sistema permitem a extração de informações sobre os candidatos, verificando suas capacidades com mais precisão. Além disso, a inteligência artificial também vai facilitar o processo de encontrar novos talentos.

Um dos softwares de Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial mais completos do mercado é o da Jobconvo. Com ele a empresa faz a gestão de processos seletivos automatizados com testes e vídeo entrevistas. Além disso o sistema permite que a empresa: Crie requisições, personalize e automatize as etapas dos processos, compartilhe as vagas em diversos canais, aplique testes técnicos, faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos, analise as vídeo entrevistas, compartilhe os finalistas com gestores, analise os relatórios e faça a admissão digital.

3- Flexibilidade de local e horário de trabalho

A flexibilidade de local e horário de trabalho agora é regida por lei, o que permite que seja empregada nas empresas de forma legal, beneficiando os colaboradores em geral. Com isso, uma das tendências em RH para 2019 é a flexibilidade que pode ser acordada entre empresa e colaborador, e que permite uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

Com o apoio da internet, é possível que cada empregado tenha dias de home-office ou trabalho em coworkings sem ter que se locomover até a empresa. Além disso, os horários podem se tornar mais versáteis, permitindo que a pessoa faça parte do seu horário de casa.

4- Coaching de liderança

Tendências em RH para 2019, o coaching de liderança já vem sendo praticado nas empresas.  Com um provável aumento da atividade no próximo ano, essa prática é importante para empresas de todos os tamanhos e áreas, principalmente para as que estão se consolidando.

Para 2019 é importante que as organizações foquem no incentivo à gestão de alta performance por parte da cultura organizacional. Com isso, é possível gerar líderes que também são coaches, pessoas que ensinam e aprendem no ambiente corporativo.

5- Descentralização da gestão ou gestão horizontal

A hierarquia vertical, engessada já não funciona mais nas organizações, por isso, para 2019 a descentralização será uma das maiores tendências. A gestão horizontal desponta como uma forma arrojada de comandar empresas.

Para que essa gestão seja eficaz é necessário, acabar com a centralização do poder em poucas pessoas, e com isso, distribuir a responsabilidade entre cada equipe, de forma que haja autonomia e autogestão por parte dos colaboradores. Com a gestão horizontal a empresa ganha mais agilidade na tomada de decisão, além de aumentar o nível de comprometimento do colaborador.

 

Comece já a implementar as tendências de RH na sua empresa e tenha sucesso em 2019!