Para ter o seu carro funcionando em qualquer época do ano e não ficar na mão nos dias mais frios, confira 5 cuidados com o seu carro durante o inverno.
Alguns já são bastante conhecidos e outros, talvez você vai ver pela primeira vez, mas os cuidados com o carro no inverno que você vai conferir neste artigo podem fazer toda a diferença e devem ser levados em consideração até mesmo, pouco tempo antes de chegar a estação mais fria do ano.
Dessa forma, você evita que o seu carro apresente qualquer tipo de problema e ainda, não corre o risco de ficar sem o conforto e a proteção do seu veículo nos dias mais frios.
Você pode levar seu carro à uma oficina auto center para prever qualquer problema. A BS Auto Center está presente em várias cidades e possui equipamentos com alta tecnologia, como a rampa de alinhamento 3D.
Cuide do seu carro em qualquer estação, mas especialmente no inverno.
Confira abaixo, quais devem ser os cuidados principais para o seu carro funcionar bem, especialmente nos dias em que a temperatura estiver mais baixa, como acontece nas regiões de serra no sul do Brasil.
- Carros a álcool e flex
Os carros que funcionam apenas com etanol e também os veículos conhecidos como flex, por vezes, podem demorar um pouco mais para conseguir fazer o motor funcionar e assim, dar a partida no veículo.
Para auxiliar na partida existe o tanquinho, que é um pequeno reservatório de gasolina. O tanquinho funciona principalmente, nos dias em que a temperatura está abaixo dos 15° e portanto, é preciso realizar a manutenção periódica para não deixar que esse mecanismo deixe de funcionar no momento em que você mais precisa dele.
- Atenção com a bateria
Como nos dias mais frios, não há quem resista a um ambiente fechado e quentinho, o ar condicionado passa a maior parte do tempo ligado.
Isso acaba por vezes, prejudicando a bateria, fazendo com que ela acabe antes do período esperado.
Além disso, devido também ao frio, é comum reduzir a velocidade de reação dos componentes químicos.
Para prolongar a vida útil da bateria, procure sempre revisar o sistema de partida.
- Não force o carro a ligar
Um dos erros mais comuns é forçar o carro para ele ligar, especialmente nos dias mais frios, onde a temperatura pode ser inferior a 0°C.
O mais indicado é fazer uma tentativa e caso não tenha dado certo, esperar o combustível evaporar para tentar novamente. Esse processo é necessário para não encharcar as velas, proporcionando um estrago maior e em alguns casos, tendo até mesmo que encostar o veículo devido ao seu “afogamento”.
- Verifique os pneus
Os pneus devem ser verificados de forma periódica e no frio, requerem atenção redobrada.
Isso se deve ao fato de que o ar frio é considerado mais denso, deixando o ar de dentro dos pneus mais denso também, fazendo com que a pressão seja reduzida.
Uma vez que a pressão dos pneus é considerada mais baixa, é possível que aconteça aumento da fricção entre os pneus e o asfalto, o que por vezes pode acabar ocasionando o maior consumo de combustível e o desgaste desnecessário dos pneus.
- Não deixe o carro esquentando
É bem provável que se você já tiver uma certa idade, vai se lembrar que há alguns anos atrás, essa era uma das práticas mais comuns, deixar o carro esquentando pela manhã, enquanto a pessoa ia terminar os seus afazeres antes de sair para o trabalho.
Com o avanço da tecnologia que temos nos dias de hoje, a central eletrônica consegue identificar qual a temperatura do ambiente e a partir disso, preparar o motor e o veículo para funcionar corretamente nessas condições.
Seu carro funcionando bem em qualquer situação
Há quem diga que ter um carro é como ter uma segunda família ou ainda, mais um membro da família, devido aos cuidados, custos e atenção que um carro requer.
E se você deseja ter um carro que não irá deixar você na mão, é preciso ficar atento aos cuidados necessários que um veículo exige, além de levá-lo periodicamente até uma oficina para fazer uma revisão adequada, seja no inverno ou em qualquer outra estação do ano.