Tudo que faz parte de uma viagem de férias envolve custos, que normalmente não são pequenos.
Portanto, economizar em cada detalhes da sua viagem pode te ajudar a aproveitar ao máximo a experiência e manter o orçamento em ordem.
Veja nossas 5 dicas para gastar pouco e não estourar o orçamento e curtir as suas férias tranquilamente.
1. Pesquise bem antes de comprar as passagens
Comprar as passagens logo na sua primeira pesquisa normalmente não é uma ideia muito vantajosa.
Para conseguir bons preços no transporte aéreo é preciso planejar a sua viagem com certa antecedência.
Os preços das passagens sofrem variações diariamente, então é melhor acompanhar o sobe e desce dos preços durante um período. Entre 2 e 3 meses é um tempo suficiente para encontrar descontos realmente interessantes.
Além disso, as passagens em voos noturnos costumam ter preços mais em conta e podem representar uma bela economia para sua viagem.
2. Prefira hospedagens alternativas
Os grandes hotéis são realmente confortáveis e ótimos para quem quer descansar um pouco.
Mas para quem quer conhecer de verdade a vida em uma outra cidade ou país as hospedagens alternativas são o tipo de hospedagem mais indicado.
Alugar parte de uma casa, ou a casa toda em um bairro tranquilo, fazer compras nos comércios locais e conviver com os habitantes pode ser bastante enriquecedor.
Os preços desse tipo de hospedagem são muitas vezes menores do que o praticado pelas grandes redes hoteleiras, ajudando ainda mais a manter o orçamento da sua viagem.
Existem até alternativas de hospedagem gratuitas, que podem ser boas opções para quem viaja sozinho.
3. Não alugue um carro
Dificilmente o aluguel de um carro pode ser considerado uma boa ideia para quem vai visitar apenas poucas cidades próximas.
Os custos para alugar um automóvel são bem elevados, e além das diárias ainda é preciso arcar com combustível, pedágios e possíveis manutenções necessárias ao longo do caminho.
Pesquise antes da viagem as opções de transporte público nos locais que fazem parte do seu roteiro de viagem e dê preferência para o uso de trens, ônibus e metrô.
4. Contrate um seguro de viagem
Por mais que você pense em todos os detalhes durante o planejamento da sua viagem sempre algo pode passar despercebido.
Além disso é impossível prever o surgimento de problemas de saúde, extravio de bagagem e outros percalços que podem acabar com as suas férias.
Para evitar esse tipo de problema você pode fazer a contratação de um seguro de viagem.
Varias empresas, como a assistentedeviagem.com.br oferecem vários tipos de coberturas que se encaixam nas necessidades de cada pessoa.
Faça as cotações online e descubra qual se encaixa no seu perfil e no seu orçamento.
5. Priorize o jantar
Uma boa forma de economizar com alimentação é deixar para fazer uma refeição mais completa apenas no jantar.
Durante a sua viagem você vai passar muito tempo caminhando para poder aproveitar e conhecer todos os lugares que planejou.
Por isso gastar muito tempo com o almoço não é uma boa ideia. Faça apenas refeições rápidas na rua mesmo e aproveite ao máximo as refeições noturnas, quando o seu ritmo já diminuiu e você pode aproveitar o momento sem pressa.
Assim você aproveita mais o passeio e economiza um bom dinheiro.
Com essas dicas é possível você economizar uma boa parte do orçamento disponível para sua viagem para não passar nenhum tipo de aperto em terras desconhecidas, e quem sabe até sobrar para uma próxima viagem.