Separamos 7 passos para que você possa se preparar para concursos públicos da forma certa e ser aprovado mais rapidamente.
Um erro que muitos concurseiros cometem é o de estudar para suas provas sem nenhum tipo de preparo. Um estudo planejado e com metas ajuda a conquistar a aprovação muito mais rapidamente.
Portanto, se você quer se preparar para o concurso PRF ou qualquer outro, seguir os passos deste artigo vai te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação.
Escolha uma área de concursos
Muitos concurseiros estudam sem nenhum critério, escolhendo o concurso com base na prova que está mais próxima de acontecer. Dessa forma, o concurseiro iniciante alterna entre diversas áreas de concurso com pouca relação entre si, o que o faz voltar à estaca zero a cada nova prova.
No entanto, muitos aprovados têm algo em comum: eles escolhem uma área de concursos e focam nela. Entre as áreas, destacam-se: concursos policiais, fiscais, administrativos, tribunais, bancários e outros.
Assim, muito do que você estudou em uma prova poderá ser aproveitado para a próxima, caso você não consiga aprovação de primeira.
Tenha um local de estudos
Nada é pior para um concurseiro do que distrações em seu momento de estudo. Seja um parente pedindo algo, um barulho alto e tantos outros exemplos. Por isso, ter um ambiente silencioso e propício para estudos vai ajudar muito no seu rendimento, fazendo com que você tenha muito mais concentração.
Se a sua casa é barulhenta, é possível colocar música ambiente para abafar os sons exteriores e o seu momento de estudo será muito mais proveitoso.
Crie uma rotina de estudos
Talvez o pior erro de todo concurseiro seja não ter uma rotina de estudos clara, com horários e dias para cada disciplina que precisa ser estudada.
Quando for planejar os seus estudos, pense em quais horários disponíveis você tem durante a semana. Anote tudo. Depois, você pode dividir esses períodos de estudo de acordo com as matérias que você precisa estudar.
Existem pessoas que preferem estudar poucas matérias por dia. No entanto, algumas estudam várias disciplinas por dia. Essa escolha dependerá do seu planejamento.
Faça leituras ativas
Quando você for ler o seu material de estudos, não se contente em apenas ler: faça uma leitura ativa do conteúdo.
Uma leitura ativa consiste em um estudo mais profundo, no qual o concurseiro interage com o material, fazendo grifos ou resumos do que acabou de aprender. Esta é a melhor forma de gravar o que você estudou na sua mente. Se você não fizer isso, há grandes chances de esquecer o que aprendeu depois de poucos dias.
Faça questões da banca
O estudo para concursos é algo direcionado. Por isso, estudar diretamente com as questões da banca que vai aplicar a sua prova é a melhor forma de se preparar.
Por exemplo: se você for fazer um concurso cuja banca é a FGV, você pode pesquisar por questões dessa banca para entender como os assuntos são cobrados na prova. No entanto, você precisa se certificar de que essas questões estão atualizadas, pois as legislações estão em constante mudança.
Revise o que você estudou
Não adianta apenas estudar um conteúdo: você precisa revisar o assunto constantemente. Essa etapa é necessária, uma vez que o nosso cérebro acaba se esquecendo de informações que não revisamos constantemente.
Sendo assim, da mesma forma que você estuda novos materiais, você deve separar um horário dos seus estudos para revisão.
Estude com materiais de qualidade
Infelizmente, muitos concurseiros acabam estudando através de materiais de baixa qualidade acessados gratuitamente na internet.
Esses materiais podem estar desatualizados e, muitas vezes, incompletos. Por isso, costumam não ser uma boa opção de preparo para o estudante sério. Sendo assim, vale muito mais a pena investir um pouco mais de dinheiro para estudar com materiais de alta qualidade e aumentar as suas chances de aprovação.