Saúde

Remédios que devem ser evitados na gestação

Remédios que devem ser evitados na gestação: Confira quais os principais fármacos devem ser evitados por gestantes, para garantir que não haja efeitos colaterais que possam prejudicar a saúde da mãe e do bebê (má formação, síndromes e óbito).

Quando a mulher está grávida, há muito em que pensar, e proteger a sua saúde e a do seu bebê está no topo da lista! Desde o que você deve comer e beber, até o que deve ou não fazer diariamente – há muitas regras, orientações e conselhos médicos.

Mas uma das coisas mais importantes a ter em consideração são os remédios que devem ser evitados na gestação. Existem alguns medicamentos que, embora perfeitamente seguros para a maioria das pessoas, devem ser evitados por mulheres grávidas.

O fato é que muitos medicamentos – tanto prescritos quanto de venda livre – podem afetar seu bebê. Todos eles entram na corrente sanguínea depois que você os toma – depois passam pela placenta para chegar ao seu filho. A maioria será perfeitamente inofensiva, mas, como o corpo do feto ainda está em desenvolvimento, alguns medicamentos podem ter um efeito prejudicial.

Remédios que devem ser evitados na gestação

Obviamente, você deve consultar seu farmacêutico ou médico antes de tomar medicamentos enquanto estiver grávida – ou mesmo se estiver planejando uma gravidez.

Idealmente, você deve verificar com seu médico antes de engravidar se algum medicamento que você costuma tomar é seguro para continuar durante a gravidez. No entanto, se você engravidar e ainda não recebeu aconselhamento, consulte seu médico o mais rápido possível.

MEDICAMENTOS ANTICOAGULANTES, COMO A VARFARINA.

Estas são drogas que afinam seu sangue. Eles são usados ​​para tratar doenças cardíacas e também são administrados a pessoas com risco aumentado de coágulos sanguíneos ou derrame. Se você tomar esses medicamentos nos estágios iniciais da gravidez, pode ser prejudicial ao desenvolvimento facial e mental do seu bebê.

Se a sua condição médica significar que você ainda precisará continuar com os medicamentos anticoagulantes, o tipo de medicamento pode ser alterado para um que seja mais seguro durante a gravidez.

VALPROATO DE SÓDIO

pode usar valproato de sodio durante a gravidez

Este é um medicamento que é usado para tratar a epilepsia. Mas a pesquisa mostra que pode levar a defeitos congênitos e anormalidades de desenvolvimento se você tomar durante a gravidez. Se você está tomando valproato de sódio e está a planejar uma gravidez, deve falar com o seu médico antes da concepção, para que possa decidir um tratamento alternativo.

No entanto, se você engravidar enquanto estiver tomando valproato de sódio, não deve parar de tomá-lo, pois isso pode aumentar suas convulsões. Mas você deve entrar em contato com seu médico especialista imediatamente para considerar uma medicina alternativa mais segura para sua condição.

ANTIDEPRESSIVOS

Muitos tipos de medicamentos para a saúde mental podem afetar o feto, então pode ser que tratamentos alternativos precisem ser encontrados. Mas, se você ficar doente por não tomar sua medicação, isso também pode prejudicar seu filho.

Então, se você engravidar – ou está planejando uma gravidez – enquanto estiver tomando antidepressivos, uma conversa com seu médico é essencial. Eles analisarão a possibilidade de seus medicamentos atuais afetarem seu bebê, bem como os riscos associados à retirada desses medicamentos. Isto é particularmente importante com certos medicamentos, como venlafaxina e paroxetina.

MEDICAMENTOS ANTI-ENXAQUECA

Medicamentos prescritos para prevenir ataques de enxaqueca – como ergotamina e metisergida – estão associados a um risco aumentado de aborto espontâneo e natimorto, portanto, não devem ser usados ​​durante a gravidez.

Além disso, uma família de medicamentos conhecidos como triptanos, usados ​​para tratar enxaquecas, só são recomendados para uso com supervisão médica. Entre em contato com seu médico para discutir como você pode gerenciar suas enxaquecas durante a gravidez.

MEDICAÇÃO PARA ACNE E PSORÍASE

pode usar isotretinona e co-ciprindiol durante a gravidez

Dois medicamentos usados ​​para tratar acne e psoríase – chamados isotretinona e co-ciprindiol – não são seguros para mulheres grávidas. Se você estiver tomando esses medicamentos, seu médico irá aconselhá-lo a mudar para tratamentos tópicos seguros, o que significa géis e cremes que você aplica à sua pele, como peróxido de benzoíla e cremes antibióticos. Mas quaisquer tratamentos tópicos contendo vitamina A devem ser evitados.

ANTI-HISTAMÍNICOS

Os anti-histamínicos ajudam com alergias como febre do feno e brotoeja, mas nem todos os anti-histamínicos são seguros durante a gravidez. Portanto, você deve verificar com seu farmacêutico ou médico antes de tomá-los. Se houver um problema com sua medicação normal, seu médico irá prescrever algo que você pode tomar com segurança.

REMÉDIOS PARA ESTÔMAGO

Algumas medicações, como por exemplo: a venda de Misoprostol, utilizado no tratamento de problemas estomacais podem causar aborto e má formação. Por isso, caso esteja tomando qualquer medicação para estômago, consulte o seu médico para saber quais remédios devem ser evitados na gestação, no caso de problemas estomacais.

MEDICAMENTOS DE BALCÃO

pode usar ibuprofeno durante a gravidez

Você ainda deve ter cuidado ao comprar medicamentos em lojas, ou no balcão de uma farmácia. Alguns medicamentos analgésicos normais do dia-a-dia – como o ibuprofeno – podem ter efeitos nocivos no feto.

O paracetamol é seguro para tomar durante a gravidez, pois não há evidências claras que sugiram que possa prejudicar seu bebê. Mas você ainda deve tomá-lo na dose mais baixa possível, pelo menor tempo possível antes de parar.

Com todos os medicamentos de balcão, ainda é aconselhável verificar com seu farmacêutico se eles são seguros ou se são remédios que devem ser evitados na gestação. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário