Entenda o que de mais importante a pandemia mudou no mercado de trabalho no nosso texto sobre as transformações no mercado de trabalho!
Todos sabemos que a pandemia da covid-19 teve profundo impacto no mercado de trabalho. Aliás, ela afetou principalmente os trabalhadores com uma proteção social mais baixa e com menos escolaridade.
No Brasil, os efeitos foram bem significativos, isso porque muitas pessoas se viram sem emprego e sem perspectiva do que o futuro iria reservar. Foi um momento em que a maioria dos trabalhadores teve que encontrar uma maneira de sobreviver e conseguir se manter financeiramente.
As empresas que não fecharam durante esse período também tiveram que fazer diversas mudanças para que os funcionários não perdessem o emprego.
Entre elas, está o trabalho remoto, adotado por diversos empregadores, tornando-se extremamente comum até mesmo no mundo pós-pandemia, visto que muitas instituições aderiram completamente a esse método de trabalho.
É válido dizer que, hoje em dia, a vida de muitos trabalhadores está voltando ao normal, porém, muitos ainda se perguntam se algumas dessas mudanças irão ser definitivas. A resposta para essa pergunta depende da realidade de cada pessoa e do lugar em que ela trabalha.
Contudo, vale ressaltar que a maioria dos empregadores tem se adaptado bem aos novos métodos de trabalho, até mesmo o recrutamento interno e externo tem tido mudanças, mesmo que de forma sutil.
Para entender melhor sobre o assunto, abaixo você confere as principais transformações que ocorreram no mercado de trabalho em virtude da pandemia da covid-19.
Informalidade
Os trabalhos informais ganharam força durante o período da pandemia, e parece que agora no pós-pandemia não vai ser diferente. Em momentos de crise, quem tem um trabalho mais informal pode encontrar novas maneiras de se manter financeiramente falando.
Em contrapartida, não existem garantias de que tudo vai ser resolvido rapidamente, por isso, muitos trabalhadores informais ainda estão no processo de reerguer seus negócios.
Horas trabalhadas
Outro efeito da pandemia na vida dos trabalhadores é a redução da jornada de trabalho, a quantidade de horas trabalhadas mudou em quase todas as empresas e é algo que se estende até o presente momento.
Alguns trabalhadores no começo ficaram receosos com a decisão, mas os empregadores mantiveram o salário no mesmo valor, apenas alguns fizeram cortes.
Home office
O trabalho remoto foi uma saída que as empresas encontraram na pandemia e que muitas mantiveram. Algo que começou para manter a saúde de todos intacta se tornou o queridinho da maioria dos funcionários.
Essa com certeza é uma tendência que deve ficar permanente nas instituições, já que apresenta vantagens para os dois lados, visto que os empregadores economizam com aluguel, por exemplo.
Insegurança no trabalho presencial
Apesar do home office ser maravilhoso, algumas tarefas não podem ser feitas de casa, pois diversos serviços dependem do trabalho presencial.
No entanto, depois de passarem tanto tempo dentro de suas casas, muitas pessoas se sentem aflitas em retomar para o presencial, por isso foi criado o trabalho híbrido.
Nesse método de trabalho, os funcionários vão para a empresa apenas em alguns dias da semana, fazendo com que o trabalho presencial seja realizado.
Novas profissões
O pós-pandemia nos reserva novas profissões no mercado de trabalho, isso porque muitas áreas começaram a ter mais valor. Um exemplo disso são os cursos de Tecnologia da Informação e aqueles voltados para a área de design e publicidade.
As empresas estão otimistas com os novos funcionários e esperam caras novas para compor seus times neste mundo pós-pandemia que ainda assusta e, ao mesmo tempo, deixa aquela ponta de curiosidade para saber como as coisas vão se desenrolar.