Você pode treinar seu cérebro para reter melhor conhecimento e percepção, entendendo como você aprende. Depois que você entende os segredos do aprendizado, tudo muda – desde a maneira como você faz perguntas até a maneira como consome informações. As pessoas vão pensar que você tem um superpoder.
Aprender é o ato de incorporar novos fatos, conceitos e habilidades em nosso cérebro. Começamos a aprender no útero e nunca paramos; estamos sempre desenvolvendo novas competências.
Cada novo conhecimento que adquirimos se baseia no que já sabemos e nos dá uma imagem mais completa e rica do mundo. E quanto mais desenvolvida for a nossa compreensão do mundo, mais fácil será para nós nos adaptarmos e girar quando nossas circunstâncias mudarem.
As pessoas podem ficar presas a uma quantidade estática de conhecimento porque não absorvem passivamente novas ideias e informações. Aprender algo novo requer uma prática ativa.
O maior inimigo do aprendizado é o que você pensa que sabe.
Quando você acha que sabe de algo, aprender algo novo significa que pode ter que mudar de ideia, então é fácil pensar que não há espaço para novas ideias. Mas não querer mudar de ideia o manterá preso no mesmo lugar. Superar nossos egos pode ser um dos grandes desafios do aprendizado.
Portanto, estar disposto a admitir quando está errado e ajustar seu pensamento é o que mais o ajudará a aprender. O primeiro passo para aprender é reconhecer sua ignorância e decidir fazer algo a respeito.
Porque temos dificuldade de aprender
Às vezes temos dificuldade em aprender porque esperamos que seja fácil.
Todos nós gostaríamos de encontrar uma bala de prata: um atalho rápido e fácil para pegar o que quisermos e nunca esquecer. A internet está repleta de postagens de blogs que prometem que você pode aprender um idioma em uma semana, programar em um mês ou tocar violino durante a noite. Aprender não é apenas saber algo por um dia. É uma sabedoria profunda que permite criar, inovar e ultrapassar os limites.
Outra razão é que o mundo moderno corrói nossos períodos de atenção ao nos treinar para estar em um estado constante de distração.
Pode parecer bom no momento pular para o último ping em seu telefone, mas o aprendizado requer foco profundo. Quando você está distraído, novas informações não podem se fixar em sua mente e compreensão. Focar é uma arte – por meio de experimentação e criatividade, você pode construir sistemas que permitem que você dê toda a sua atenção a tudo o que está aprendendo.
Quando falamos sobre habilidade de aprender mais rápido não queremos dizer que você pode superar a necessidade de muito trabalho.
Queremos dizer que é possível encontrar formas de aprendizagem que proporcionem resultados tangíveis, em vez de usar formas que desperdiçam tempo ou não levam a lugar nenhum. Aprender deve ser difícil, mas isso não significa que não possa ser divertido.
Na verdade, você aprimora mais suas habilidades quando leva-se a um ponto que parece desafiador, mas factível, é a base deliberada, a técnica que as pessoas de elite em todos os campos usam para aumentar seus conhecimentos.
Fora de sua zona de conforto intelectual é onde você experimenta o maior aprendizado. Por esse motivo, ter muitas orientações úteis desde o início pode ser contraproducente, se eliminar a luta muito importante para dominar um novo material.
Você pode falhar se for além do que considera confortável.
Você pode aplicar novos conhecimentos incorretamente ou compreender mal os pontos-chave de um argumento em um novo campo. Isso é doloroso. Também oferece a oportunidade de falhas. Todos nós odiamos parecer bobos, mas você não pode deixar o fracasso dissuadi-lo de tentar expandir seu competência.
Aprenda melhor
Escolha um conceito sobre o qual deseja aprender.
Finja que você está ensinando para uma criança – uma aluna da sexta série, especificamente. Escreva sua explicação ou diga em voz alta.
Identifique quaisquer lacunas em sua compreensão que possam surgir quando você tenta simplificar o conceito; volte ao material de origem para encontrar as informações de que precisa.
Revise e simplifique sua explicação novamente.
Funciona porque escrever um conceito em uma linguagem que uma criança entenderia força você a entendê-lo em um nível mais profundo. Às vezes usamos jargão e linguagem complicada para esconder o que não entendemos. A técnica de Feynman expõe a verdadeira extensão de nosso conhecimento.
Da mesma forma, fazer perguntas melhores é um caminho para um aprendizado mais rápido. E se você quer criar habilidades para estudar concursos militares comece a aplicar essas técnicas hoje mesmo.
Repetição
A memorização mecânica não funciona. A chave para o aprendizado eficaz é a espaçada, uma técnica que funciona com a maneira como o cérebro retém informações naturalmente, não contra elas.
A repetição espaçada envolve a revisão das informações em intervalos crescentes. Isso reflete e combate o fato de que, uma vez que você aprende algo, você gradualmente o esquece, com o esquecimento acontecendo rápido no início, depois se estabilizando. Usando a repetição espaçada, você se lembra das informações com frequência no início, depois com menos frequência.
O domínio da memória vem da exposição repetida a novo material. Para aprender algo, você precisa recuperá-lo da memória repetidamente. A recuperação torna a informação ainda melhor do que se expor novamente ao material original.
Conclusão
Aprender não é algo que você faz por ordem de outra pessoa. Você é responsável por isso. Se você não assumir o controle do seu aprendizado, ninguém mais o fará.
Depende de você construir o hábito da aprendizagem ao longo da vida.
Vídeo complementar: