A energia elétrica é um recurso que sofre oscilações no valor da tarifa, e, quando uma residência possui um grande número de pessoas que estão regularmente usufruindo do serviço, os valores nas contas de energia podem surpreender, uma vez que, a tendência é só ficar cada vez mais caro o serviço. No entanto, existem métodos simples que podem ajudar na redução de custos com a conta de luz.
Economizar energia elétrica não é benéfico somente para o nosso bolso, mas para inimizar os impactos causados no meio ambiente e preservar recursos.
Adotando simples hábitos diários de consumo consciente, você e sua família poderão notar a diferença na hora de realizar o pagamento da Enel segunda via da conta de luz.
Dicas para ajudar a economizar energia e diminuir o valor da conta de consumo
1. Desligue as luzes e aparelhos elétricos quando não os usar
Por mais que não pareça, mesmo que um aparelho esteja desligado, ele pode consumir energia elétrica caso esteja ligado à tomada. Portanto, se não estiver usando, desconecte qualquer aparelho.
Desligue o computador e equipamentos como impressoras ou roteadores wi-fi durante a noite ou enquanto estiver fora. A maioria dos computadores possui configurações de economia de energia que podem ser ativadas para desligar o computador e a tela após um período de inatividade
2. Mude para lâmpadas LED que economizam energia
Lâmpadas com eficiência energética podem economizar até 80 por cento em seus custos de iluminação. As lâmpadas LED usam menos energia e duram mais. Isso significa que você gasta menos dinheiro e tempo substituindo-os.
3. Feche as portas e cortinas
Existem coisas simples que você pode fazer para reduzir os custos de aquecimento e resfriamento, sem tornar a vida desconfortável.
Feche as portas das áreas que não estiver usando e apenas resfrie ou aqueça as salas onde passa mais tempo.
Nos meses mais frios, certifique-se de que as cortinas ou venezianas fechem as janelas adequadamente.
Nos meses mais quentes, mantenha as cortinas fechadas durante o dia. Ao manter o sol longe de suas janelas com sombras externas, como cortinas externas ou toldos de lona, sua casa permanecerá mais fresca.
Impeça o vazamento de ar frio bloqueando as correntes de ar ao redor das portas e janelas.
4. Economize energia na maneira como você lava e seca suas roupas
As secadoras de roupa consomem muita energia. Pendure as roupas do lado de fora e deixe-as secar naturalmente, deixe para usar o aparelho apenas quando realmente houver necessidade.
Em relação as máquinas de lavar roupas, o ideal é utilizá-las em altos níveis e uma ou duas vezes por semana apenas, pois ficar realizando várias lavagens, gera o consumo excessivo de água e energia.
5. Economize energia na cozinha
A cozinha é um dos cômodos da casa que mais consomem energia, mas existem alguns cuidados que podem ser adotados para ajudar a economizar:
Geladeira
A sua geladeira funciona 24 horas por dia e é um dos seus aparelhos mais caros. Certifique-se de que a vedação da porta do refrigerador esteja bem fechada e que nenhuma fenda ou rachadura deixe o ar frio escapar. Se você tiver uma segunda geladeira ou freezer, só ligue quando precisar.
Não coloque refeições quentes na geladeira, espere que esfriem naturalmente, pois ao fazer isso, você evita que a mesma gaste mais energia para resfriar e depois gelar o alimento.
Cozinhando
Quando estiver cozinhando, use o micro-ondas quando puder, pois este eletrodoméstico usa muito menos energia do que um forno elétrico.
Se você usar um fogão, mantenha as panelas tampadas para reduzir o tempo de cozimento e fazer com que a coifa consuma mais energia. Planeje cozinhar mais e sobrar refeições no dia seguinte ou na semana inteira. Guarde as sobras das refeições no congelador.
Lava-louças
Use o ciclo de economia em sua máquina de lavar louça e só faça funcionar quando estiver cheia.
6. Economize dinheiro com energia solar
Usar a energia solar pode ajudar sua casa a economizar dinheiro nas contas de energia.
Ao usar a eletricidade solar, você pode evitar a compra de energia de seu revendedor, diminuindo o valor da fatura em até 90%. Além disso, os sistemas solares de água quente também podem ajudá-lo a evitar as cargas de gás frequentemente associadas a um aquecedor de água a gás.
Por mais que o investimento inicial seja alto, o ROI é vantajoso e o impacto positivo em suas contas de consumo da distribuidora, pode ser surpreendente. Com estas simples dicas, você pode economizar energia elétrica e reduzir o consumo de sua conta de luz.