Toda empresa pode melhorar o setor de vendas sabendo como funcionam os gatilhos mentais para empregar no marketing, de uma forma geral, e voltado ao mundo digital, de uma maneira mais segmentada.
A rotina de uma pessoa é formada pela tomada de decisões, desde levantar da cama e escolher a roupa para ir trabalhar, até o que comer no café da manhã, no almoço e no jantar.
Além disso há tarefas do cotidiano que despertam insights e demandam decisões ágeis e que podem ser direcionadas por diferentes estímulos, como:
- Apresentar soluções efetivas no trabalho;
- Atender clientes e fornecedores.
- Participar de reuniões;
- Produzir relatórios.
Até mesmo se decidir em não levantar para trabalhar pode ser despertado por um gatilho mental, como se lembrar que é feriado ou um dia do final de semana que não se trabalha.
Isso está relacionado em todos os momentos da vida, e não apenas na fase adulta, com as sinapses e a forma de absorver determinadas informações. Tudo isso ocorre por diferentes situações, com base em aspectos internos e externos.
As decisões são tomadas a partir de experiências passadas, conhecimento técnico ou teórico sobre algo, ou então conforme o humor em que a pessoa se encontra.
As expectativas quanto às possibilidades e oportunidades que podem surgir servem, também, como gatilho para as ações que ocorrem de forma sequencial.
Dentre todos os aspectos decisórios de apenas um dia, as empresas buscam aplicar os gatilhos mentais que levam um consumidor a fazer uma escolha por um produto específico. Aqui, as marcas que mais se destacam no meio publicitário saem na frente.
Afinal, muitas pessoas não querem ser surpreendidas de forma negativa, optando pelo seguro e conhecido do grande público.
Para que isso aconteça de forma natural, são empregados os gatilhos mentais por meio de técnicas de persuasão, que pode estar relacionado ao lado emocional de cada consumidor ou mesmo estímulos de prazer, importância e urgência de algo, integrando o emocional ao racional.
Dessa forma, a atração de clientes pode ser o pontapé inicial para aumentar as vendas. O engajamento público pode ser conquistado a partir de ferramentas de marketing digital.
Conheça os tipos de gatilho mental
Muitas pessoas estão buscando informações sobre produtos e serviços na internet, e as próprias marcas estão se colocando à disposição, utilizando ferramentas de gatilho mental para criar empatia e interesse de forma natural.
Para conquistar um cliente, uma empresa pode recorrer a diferentes gatilhos mentais, entre os quais:
- Afinidade;
- Autoridade;
- Curiosidade;
- Novidade;
- Prova Social;
- Razão;
- Reciprocidade;
- Segurança;
- Urgência ou escassez.
Para desenvolver uma campanha de Marketing Digital é preciso identificar qual o melhor se encaixa na proposta da divulgação.
Cada uma possui peculiaridades que podem ser aplicadas em momentos oportunos, como forma de garantir o interesse do público-alvo e no consequente aumento de tráfego em lojas virtuais ou nos sites corporativos.
Utilize influenciadores para despertar interesse
A internet proporciona uma aproximação entre pessoas que, ao mesmo tempo que é irreal, em outras é possível ver uma personalidade reconhecida pela sociedade acordando, mantendo uma rotina de trabalho e, em alguns casos, até mesmo certas intimidades.
Aproveitando o “hype” das redes sociais, e como elas estão presentes no cotidiano da sociedade nesse contexto de século XXI, muitas pessoas passaram a ser denominadas de influenciadores digitais, e com isso despertar gatilhos mentais que são aproveitados pelas marcas, visto que cria identificação com um público que se assemelha ao almejado pela empresa.
Em uma rede social onde o foco é a imagem, muitas campanhas publicitárias estimulam a venda de produtos investindo no Instagram Ads, uma ferramenta de divulgação que pode ser aplicada junto aos influenciadores digitais.
Todo dia a pessoa escova os dentes, e por isso mesmo, uma certa frivolidade se torna um evento que muitas pessoas acompanham, visto que aproxima essa personalidade à rotina cotidiana, ao passo que influência sobre hábitos de consumo.
Afinal, por que uma marca de creme dental não vai aproveitar esse momento para fazer a divulgação junto a um público interessado nesse tipo de ação?
Essa quebra de barreira é uma fórmula que vem dando certo para muitas empresas, e é muito aproveitado pelos influenciadores, que conversam com os seguidores de forma íntima, indicando suas experiências e marcas em que acredita, conforme acertado em campanhas.
Isso é muito bom para as empresas, pois aqui a criatividade deve ser levada ao ponto máximo, pois as peças publicitárias ainda não foram esquecidas, e devem ser utilizadas para despertar o gatilho mental quando as pessoas vão às compras.
Dessa forma, é fácil perceber que a propaganda é nutrida por diversas vertentes, sempre explorando a criatividade junto às lembranças, anseios e atividades ligadas ao consumo e agregando a marca ainda mais na rotina dos potenciais usuários.
Da mesma maneira é possível perceber como funciona o Facebook Ads para os usuários dessa rede social.
Por ser de fácil acesso, muitas marcas se aproveitam não só dos influenciadores digitais, mas dos próprios consumidores que publicam uma postagem com um produto em mãos.
Quantas pessoas ficam interessadas em um novo carro, motivo de orgulho de um filho, de um familiar, ou mesmo de um amigo? Isso pode servir como gatilho para afinidade, em que a proximidade entre as pessoas torna a conquista mais palpável e, posteriormente, a experiência dessa pessoa também pode direcionar novos clientes.
Mantenha uma equipe de marketing sempre presente
A formalização de uma equipe de marketing é fundamental para qualquer empresa. Ou ao menos a contratação de uma agência de publicidade que possa acompanhar as atividades nas redes sociais.
Sendo assim, é possível criar uma empatia da marca junto ao público, apelando para gatilhos emocionais que tornam a empresa mais humana, ou mais próxima da realidade das pessoas.
Muitas ações que partem de um gatilho mental são criadas a partir da interação da marca junto ao público que acompanha as redes sociais.
O envio de e-mail marketing e a manutenção do site empresarial também servem como forma de se colocar à disposição dos clientes a qualquer momento.
Portanto, é preciso ter uma equipe que esteja inteirada sobre os produtos e serviços oferecidos, para que assim possa ser ativado o gatilho de autoridade, em que qualquer assunto tratado sobre a marca pode ser respondido com clareza e argumentação apropriada, bem como compartilhada pelos usuários.
Ofereça segurança ao público em relação à marca
O gatilho de segurança está relacionado à credibilidade que a empresa passa em relação ao que oferece para o mercado consumidor.
O lançamento de um novo produto ou serviço deve ser acompanhado de um selo de garantia, e a marca é reconhecida por meio da qualidade e eficiência que é sempre esperado pelo público.
Basta lembrar que há companhias de celulares que utilizam esse gatilho antes do lançamento de um novo aparelho, estimulando os consumidores a conhecerem antes as especificações técnicas e as novas facilidades que são implementadas ano a ano.
Com um marketing agressivo nas plataformas digitais, e um estímulo praticado a partir do gatilho de segurança, já que a marca é reconhecida no mercado consumidor, muitas lojas físicas amanhecem, no dia do lançamento, abarrotadas de clientes fidelizados.
Até mesmo aqueles que não conhecem passam a se interessar, tal a potência que o gatilho de segurança promove entre os consumidores.
Ocupe todo espaço disponível na internet
Em diferentes momentos uma pessoa pode ter uma curiosidade e isso despertar o gatilho para que ela vá procurar saber mais sobre um assunto específico.
Como a internet está à disposição das pessoas nos mais diferentes equipamentos, as empresas precisam estar preparadas para se apresentar de uma maneira adequada em cada uma dessas plataformas.
Dessa forma, é importante saber como anunciar no Google Ads e utilizar o inbound marketing à favor da empresa.
A presença na primeira página de pesquisa, além de facilitar quem busca mais informações sobre determinado assunto, também agiliza o processo ao qual foi destinado.
Aqui o gatilho da razão pode falar mais alto e tal aspecto leva a importância da implementação de SEO (Search Engine Optimization) nos textos e artigos publicados em sites e blogs.
Com isso é possível persuadir os internautas sobre as possíveis soluções para sua necessidade, levando-o a acreditar que aquela oferecida pela empresa é realmente a mais adequada.
Até mesmo as redes sociais entram nesse fator, pois muitas pessoas utilizam as hashtags como uma bússola para chegar a determinados tópicos e questões em evidência.
A plataforma de pesquisas pode ser utilizada como gatilho de prova social, levando em consideração que a pesquisa está relacionada a um tópico em que muitas pessoas estão falando sobre, tudo ao mesmo tempo.
As tendências da moda, o lançamento de um novo veículo, ou uma viagem almejada por muitas pessoas podem ser relacionados ao público em caráter social.
Conclusão
Mesmo com toda a segurança no emprego do gatilho mental dentro de uma campanha publicitária, é preciso conhecer a fundo o público-alvo, promovendo análises e percepções que podem ajudar a segmentar ainda mais os clientes.
A interferência de um fenômeno incoerente, ou que não faz parte da cultura do receptor, no caso os clientes, pode ser positivo, produzindo uma nova experiência e resultar em uma avaliação mais adequada ao que se pretende divulgar.
No mais, vale lembrar que a criatividade é fundamental para a propaganda, qualquer que seja o tipo de gatilho mental ativado. Afinal, o importante é manter o foco do público-alvo, apresentando soluções eficientes, atendendo ao máximo as expectativas de cada um.