As provas de proficiência em inglês são muito importantes para quem quer comprovar conhecimento ou mudar de país. Entenda mais sobre cada uma delas
Quem quer viajar aos EUA sabe o quanto o inglês é importante, principalmente, para quem pretende trabalhar ou morar em outro país que fale a língua inglesa. Sendo assim, é preciso comprovar o conhecimento em inglês, mostrando suas habilidades de escrita, entendimento e fala.
Para conseguir essa comprovação, é preciso realizar uma prova. O IELTS e o TOEFL são as mais comuns e mais aceitas pelas empresas gringas e pelos governos. Mas não pense que é fácil: cada um delas exige um conhecimento específico e espera algo diferente do candidato.
Entenda a seguir como cada uma dessas provas funciona e como se preparar para elas!
Entendendo o IELTS (International English Language Testing System)
O IELTS é um teste muito solicitado nos países de língua inglesa tanto para estudo quanto para trabalho e imigração. O objetivo é avaliar as habilidades de Leitura, Escrita, Conversação e Compreensão.
Por isso, a prova é dividida em módulos, sendo que cada uma irá avaliar uma dessas habilidades. A prova do IELTS precisa ser agendada nos locais já estabelecidos pela própria organização do IELTS, que pode ser conferido no site oficial de agendamentos.
O valor gira em torno de R $1200 para cada aplicação. Por isso, é importante entender as regras, estudar e treinar muito para realizá-la.
Existem 2 tipos de testes IELTS: o Academic (para quem quer uma vaga em faculdades e universidades) e o General Training (mais geral, abrange diversas situações).
Regras do IELTS
Cada prova de proficiência conta com regras específicas de aprovação e de documentação. Por exemplo, uma das vantagens do IELTS é que a prova não tem data de expiração, ou seja, a comprovação não vence, diferentemente do TOEFL.
Dessa forma, se você realizou a prova e está satisfeito com a pontuação, não precisa realizá-la outra vez. No entanto, caso queira, é só marcar e pagar novamente a nova aplicação.
O IELTS tem uma classificação que vai de 0 a 9, sendo 9 entendido como a capacidade total do uso do inglês. A “nota ideal” depende muito da necessidade, que varia conforme a empresa ou instituição de ensino.
A prova tem duração de 2h45, dividida em sessões com várias questões cada, com tempo determinado para serem respondidas:
- 45min de compreensão oral (listening), sem repetição das gravações e com 40 questões a serem respondidas conforme o entendimento;
- 60min de leitura (reading), com 40 questões, de 3 a 5 textos para serem compreendidos;
- 60min de escrita (writing), com escrita de 2 textos de acordo com o solicitado;
- 11 a 14min de compreensão oral (speaking), com 3 partes, conversando com o examinador sobre assuntos do seu interesse, depois temas específicos e, por último, discursando sobre um assunto abordado antes.
Entendendo o TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
O TOEFL é outra opção de teste que pode ser realizada e tem o mesmo objetivo que o anterior: avaliar a proficiência e as habilidades em língua inglesa. É feito geralmente para acesso a faculdades e universidades nos Estados Unidos ou outros países, considerando todos os níveis de formação.
A prova avalia as capacidades de Leitura, Escrita, Conversação e Compreensão, também com a prova dividida em módulos. É preciso agendar a prova diretamente no site oficial e também é possível realizá-la em casa.
Existem dois tipos de prova: o iBT (mais completo) e ITP (mais curto, mas nem sempre mais fácil), sendo que o candidato opta de acordo com o solicitado pela instituição. O valor de cada aplicação é cerca de R$1200.
Regras do TOEFL
Diferentemente da outra prova, o TOEFL conta com um prazo de validade de 2 anos. Depois desse prazo, é preciso realizá-lo novamente caso participe de um novo processo seletivo.
As notas variam de 0 a 120, indicando diversos níveis de proficiência. É possível realizar uma nova prova (agendando e pagando novamente) caso não tenha ficado satisfeito com o resultado ou não tenha atingido o necessário para aplicação.
A prova tem duração de cerca de 3 horas, mas pede-se também que o candidato chegue meia hora antes para acertar os últimos detalhes. O teste é dividido em quatro seções, com tempo determinado para cada questão:
- 54 a 72min de compreensão de leitura (reading), com 30 a 40 perguntas;
- 41 a 57min de compreensão de fala (listening), de 28 a 39 perguntas;
- 10min de intervalo;
- 17min de conversação (speaking), com 4 tarefas, discutindo sobre um tema de preferência e outros assuntos que ouviu;
- 50min de escrita (writing), com 2 respostas para escrever.
Como é possível notar, as duas provas têm objetivos semelhantes e também são bem parecidas em sua aplicação. Para escolher é preciso entender a necessidade e quais as opções dadas pela instituição.
Também vale perceber qual área você tem mais facilidade e ver qual das duas é mais “amigável” nela. Mas o ideal mesmo é estudar, se preparar e treinar ao máximo para conseguir bons resultados já na primeira tentativa.