Uncategorized

Biografia de CS Lewis

CS Lewis foi um autor, ensaísta e apologista cristão. Ele é mais conhecido pela série clássica de seus filhos – As Crônicas de Nárnia .

Clive Staples Lewis nasceu em 29 de novembro de 1898 e viveu até 22 de novembro de 1963. Ele nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, em uma família protestante de Ulster. Ao longo de sua vida, ele reteve raízes fortes na Irlanda. Ele procurou a companhia dos irlandeses e se interessou ativamente pela literatura e mitos celtas. Ele era um admirador  das obras de WBYeats, numa época em que ele era relativamente desconhecido na Inglaterra.

Lewis foi educado em uma variedade de aulas particulares e escolas públicas, como Malvern em Worcestershire. Seu tempo na escola pública não foi particularmente feliz, e mais tarde ele escreveu em tempos depreciativos de como os estudantes foram maltratados. No entanto, em 1916, Lewis recebeu uma bolsa de estudos na University College, na Universidade de Oxford. Ele provou ser um excelente aluno, em última análise, ganhando um triplo primeiro (a classificação superior em três diferentes graus). Em 1917, sua vida universitária foi interrompida quando ele se ofereceu para se juntar ao exército britânico na Primeira Guerra Mundial. Ele foi transferido para o vale Somme, onde participou da guerra de trincheiras.

Nos últimos meses da guerra, ele foi ferido e foi enviado para casa para se recuperar de seus ferimentos. Durante seu período de convalescença, ele tornou-se cada vez mais amigável com a Sra. Moore – a mãe de um amigo próximo do exército, Edward ‘Paddy’ Moore, dizem que os louvores da Sra Moore ajudou a recuperação de Lewis.. Ele permaneceu muito próximo da Sra. Moore, muitas vezes referindo-se a ela como sua mãe até sua morte na década de 1940.

Ao voltar para Oxford, CSLewis completou seus estudos antes de assumir um posto de ensino de inglês no Magdalen College, Oxford de 1925 a 1954. Ele foi um prolífico escritor e formou uma estreita amizade com outros colegas de Oxford como JRR Tolkien , Charles Williams e Owen. Barfield. Eles formaram um grupo informal conhecido como ‘Inklings’. Eles se encontravam em bares em Oxford, como “A Águia e a Criança”, onde liam partes de seus romances. Ele encorajou Tolkien ao escrever seu épico ‘O Senhor dos Anéis’.

CS Lewis e cristianismo

Lewis foi criado na Igreja Protestante da Irlanda, mas quando adolescente, ele disse que perdeu a fé – desligado por serviços entediantes da igreja e pelo problema do mal no mundo. No entanto, após retornar a Oxford no período pós-guerra, ele ficou cada vez mais perplexo com a existência de Deus e do cristianismo. Depois de muitas conversas à noite com amigos como JRRTolkien e Hugo Dyson, o CSLewis finalmente se converteu à crença em Deus (teísmo) em 1929 e tornou-se cristão em 1931. CS Lewis escreveu mais tarde que sentiu um relutante e relutante converso. Mas, sentiu-se compelido a aceitar a evidência da fé. Em seu livro Surpreendido pela Alegria, ele escreve que veio ao cristianismo:

” Chutando, lutando, ressentido e atirando os olhos em todas as direções para ter uma chance de escapar.”

CSLewis tornou-se um apologista influente para o cristianismo através de publicações como as “Letras Screwtape”. Ele se concentrou em uma forma mais universal de cristianismo, buscando evitar o sectarismo que era comum em sua terra natal, a Irlanda do Norte. Ele raramente fez qualquer referência específica a uma denominação particular do cristianismo, mas procurou reforçar os valores cristãos subjacentes compartilhados por todas as crenças cristãs. No entanto, ele sempre permaneceu anglicano e, para decepção de Tolkien, nunca se converteu ao catolicismo romano.

Suas crenças cristãs também influenciaram suas obras mais populares, como as “Crônicas de Nárnia”. Embora ele também inclua idéias de mitos romanos e celtas, há noções cristãs subjacentes de sacrifício e ações semelhantes a Cristo. Lewis começou a escrever   O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa  durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi parcialmente inspirado por três crianças evacuadas que vieram para ficar em sua casa em Risinghurst (um subúrbio de Oxford). Lewis disse que a experiência das crianças evacuadas deu-lhe uma nova perspectiva sobre a alegria da infância. Lewis também observou que ele tinha uma imagem de um Fauno desde os 16 anos.

“O  Leão  começou com uma foto de um Fauno carregando um guarda-chuva e pacotes em um bosque nevado. Essa imagem estava em minha mente desde que eu tinha dezesseis anos. Então, um dia, quando eu tinha cerca de quarenta anos, disse a mim mesmo: “Vamos tentar fazer uma reportagem sobre isso”.

Os sete livros da série foram publicados um por ano de 1950 a 1956. Eles logo se tornaram um sucesso editorial e se tornaram um gênero de livros infantis muito influente.

Após a Segunda Guerra Mundial, CSLewis tornou-se cada vez mais perto de Joy Gresham – uma judia convertida ao cristianismo que se divorciou de seu marido alcoólatra (o escritor William Gresham). Joy mudou-se para Oxford e os dois conseguiram um contrato de casamento civil que permitiu a Joy viver em o Reino Unido. A CSLewis gostou muito da companhia de Joy, encontrando um parceiro ideal para compartilhar seus interesses intelectuais e espirituais. Joy Gresham morreu de câncer em 1957. Sua história de amor foi romantizada no popular filme “Shadowlands”.

CSLewis morreu alguns anos depois, em 1963, de insuficiência renal. Sua morte ocorreu na mesma data em que o assassinato de JF Kennedy.

Desde sua morte, seus livros e influência continuaram a crescer. Ele foi classificado como um dos principais escritores ingleses de todos os tempos e seus livros foram traduzidos para vários idiomas.

Você também pode gostar...