Procurando maneiras de como fazer seu celular durar mais tempo? Já faz muitos anos que o celular se tornou um item essencial na vida das pessoas, mas nem por isso é preciso trocar de aparelho todos os anos.
Mesmo que seu telefone seja dos modelos mais baratos, é possível fazer com que sua vida útil aumente. Mas como? No texto de hoje você saberá os erros mais comuns dos usuários que fazem o celular durar menos tempo.
Veja também: Como Mudar Papel de Parede para cada contato no WhatsApp GB
Quanto tempo dura um celular?
No Brasil é preciso que as marcas deem um ano de garantia ao celular, cobrindo possíveis defeitos de fabricação, ou seja, a duração mínima aceitável é de, pelo menos, 12 meses.
Mas o que pode fazer a vida útil do celular diminuir? Uma possibilidade comum é o envelhecimento do Hardware. O Hardware é aquela parte física do aparelho (tela, memória RAM, armazenamento, bateria e câmera). Com o tempo essas peças envelhecem, deixando de suportar as novas atualizações de sistema e fazendo o celular ficar pesado para rodar os aplicativos.
Como fazer ele durar mais?
Agora que você entendeu alguns dos motivos de o celular durar menos, veja as nossas dicas para fazer a vida útil do seu aparelho se estender muito mais:
Invista em uma boa capinha e película
Pode ser uma dica batida, mas não custa relembrar: use uma boa capinha e película no celular. Com modelos indo de R$ 5 a mais de R$ 100, dos mais variados modelos, a capinha protegerá seu celular de choques e arranhões que venha a sofrer no futuro.
A película – também de diversos preços e materiais – faz parte da dupla de segurança, também protegendo a tela de trincos, quebras e riscos, mantendo seu celular não só seguro, como novo por muito mais tempo. Outro detalhe é que o bom funcionamento do touch screen também será prolongado.
Cuidado extra com a bateria
Quanto mais tempo você passar usando o celular, mais rápido a bateria se desgasta, porém, isso é normal e aceitável. Dependendo do seu ritmo de uso e dos cuidados que toma, a bateria pode durar até cinco anos. Confira nossas indicações para aumentar a sua vida útil:
Proteja seu aparelho das temperaturas extremas
Tanto o frio quanto o calor podem degradar a bateria do celular. A recomendação é que o aparelho não seja usado em climas abaixo de 0 °C ou superior a 35 °C, porém, o inimigo maior segue sendo o calor (deixar exposto ao sol no carro ou praia, próximo do fogão ou forno, etc). Bateria que esquenta demais pode perder a potência mais rápido, prejudicando a vida útil do aparelho.
Não deixe a bateria zerar antes de carregar
A recomendação é que a recarga seja feita quando chegar próximo a 20% da capacidade.
Atualize o software
Quando o celular começa a desligar com constância pode ser sinal de que o software precisa ser atualizado.
Use sempre o carregador original
Usar o carregador original traz a segurança que o celular precisa. Carregadores sem marca podem fazer o aparelho receber a voltagem errada, alterando os ciclos da bateria, além de poder comprometer o restante do telefone.
Cuidado na hora de andar na rua
Você sabia que em 2021 o Brasil teve quase 850 mil registros de celulares roubados ou furtados? Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 mostraram que esse valor representa mais de 2,3 mil telefones levados a cada 24 horas. É 1,6 aparelho celular por minuto!
Ou seja, todo cuidado é pouco ao andar na rua com o seu aparelho. Obviamente será difícil você sair de casa sem ele, então procure sempre deixá-lo no bolso ou na bolsa, pegando apenas quando necessário, especialmente se estiver na rua durante à noite ou em alguma área mais vazia ou perigosa – nesses casos a vigilância precisa ser dobrada.
Use ele sozinho no bolso ou em um compartimento separado na bolsa
Muitos costumam levar vários itens no mesmo bolso em que carrega o celular. Objetos pontudos como chaves podem riscar o aparelho, principalmente se estiver sem película nenhuma. No caso de bolsas procure tomar cuidado com líquidos que possam vazar e entrar em algum vão do telefone.
Cuidado com vapor
Além do cuidado básico de não derrubar o celular dentro do vaso sanitário, é preciso atenção quando for tomar banho. Ao contrário do que muitos acreditam, o vapor da água quente do chuveiro se infiltra no celular, podendo corroer circuitos eletrônicos. Ou seja, evite sempre que puder.
Na hora de limpar, não invente moda!
Como dito anteriormente, os componentes eletrônicos do celular são sensíveis à umidade, ou seja, ao limpar o aparelho, utilize sempre um pano seco umedecido em um pouquinho de álcool. Caso prefira, há diversos produtos específicos no mercado, que podem ser usados também na TV, entre outros eletroeletrônicos.
E se eu derrubar na água?
Você tomou todos os cuidados possíveis, mas um dia, sem querer, derrubou o celular na água. E agora? Se o seu aparelho não for à prova d’água, o primeiro procedimento é tirar a bateria e ter paciência.
Não use o secador de cabelo para acelerar o processo, ok? Já falamos nos tópicos anteriores sobre o contato do aparelho com o calor! O melhor que pode fazer é mergulhar o celular em um pote de arroz, deixando lá por alguns dias. Ele absorverá a umidade, ajudando a secar os componentes eletrônicos
Invista em um seguro
Você sabia que existe seguro para celular? Apesar de a maioria das pessoas achar besteira ou que vai perder dinheiro, o seguro faz toda a diferença, especialmente se o modelo do seu telefone for mais caro, afinal, imagina ser furtado ou quebrar um celular de cinco mil reais, por exemplo. Baita prejuízo, né? Nossos seguros são divididos em:
- Quebra acidental
- Roubo
- Quebra + Roubo
- Quebra + Roubo + Furto
Veja todos os detalhes neste link e escolha o melhor plano para a sua rotina.
Agora que você está por dentro de todas as dicas para aumentar a vida útil do seu celular, conte para nós: você já teve algum gasto extra com seu aparelho?