Óleo de Neroli
Produtos

Óleo de Neroli: o óleo mais valioso do mundo

O óleo de Neroli é popular na aromaterapia devido a seus amplos efeitos. Como você pode usar o óleo fino das flores da laranja amarga? Todas as informações você encontra aqui.

O perfume delicado, floral, fresco e adorável do óleo de neroli transporta todos para um jardim de verão cheio de laranjas e limões em um piscar de olhos. Emparelhado com cravo e canela, no entanto, a nota imediatamente lembra o Natal.

O óleo essencial de laranja amarga é versátil e tem um efeito positivo no corpo. Por causa de seu aroma especial, o óleo de néroli é frequentemente usado como a nota central em perfumes.

Origem e produção de óleo de néroli

Originalmente atribuído à ilha italiana da Sicília, o óleo de neroli é agora produzido principalmente na Argélia, Marrocos e Tunísia. De acordo com a legenda

Diz-se que o óleo essencial recebeu o nome no século 17 da duquesa siciliana Flavia Orsini, princesa de Nerola, que descobriu sozinha o aroma da laranja amarga. A partir de então, o óleo de néroli se tornou cada vez mais popular e desde então tem sido usado na fabricação de diversos perfumes. 

Extração

O óleo de Neroli é o extrato das flores brancas da laranja amarga ou laranja amarga. As flores da laranja são usadas com menos frequência para o óleo essencial.

A essência é um dos óleos essenciais mais valiosos do mundo, pois sua extração requer um processo complexo e uma grande quantidade de material vegetal: as flores de laranjeira amarga devem ser colhidas manualmente em um determinado período de tempo muito curto – mas só podem ser usadas as flores que acabaram de abrir. 

O óleo é então extraído e extraído por destilação a vapor. Para fazer um litro de óleo de néroli, você precisa da quantidade inacreditável de uma tonelada de flores de laranjeira amarga.

Óleo das flores da laranja amarga: os ingredientes

Os componentes do óleo de neroli resultam em uma composição de fragrância opulenta: o linalol é conhecido pelo aroma do vinho, o acetato de linalila é uma das principais notas do óleo de lavanda, o nerolidol também é encontrado no óleo da árvore do chá, o terpeno na cúrcuma e a noz-moscada e o limoneno são os responsáveis para a nota cítrica. 

Efeito do óleo de laranja amarga

Diz-se que o óleo de Neroli tem um efeito relaxante e revigorante. Pode ter um efeito calmante na inquietação, garantir um sono melhor, mas também reduzir e refrescar a fadiga.

Por seus efeitos relaxantes, germicidas e esfoliantes, a essência das flores de laranjeira amarga também pode aliviar as queixas gastrointestinais e, quando aplicada externamente, também deve ajudar no combate às varizes por suas propriedades promotoras da circulação sanguínea. 

Aplicação: como usar o óleo de néroli corretamente

Externamente

Varizes e hemorróidas são desconfortáveis ​​- algumas gotas de óleo de néroli na água do banho podem ajudar um pouco. Ou você esfrega as áreas afetadas – moderadamente – diretamente com o óleo valioso. Você também pode usá-lo para tratar pele seca ou rachada, bem como cicatrizes, estrias ou manchas. 

Aplicação interna 

Na forma de aromaterapia com lâmpada de aroma ou difusor, o aroma calmante do óleo de neroli se espalha pela sala e acalma o organismo. A inquietação aguda pode, portanto, ser combatida a curto prazo. 

Algumas gotas de óleo de flor de laranjeira amarga em uma almofada de algodão ou lenço fornecem, na melhor das hipóteses, uma ajuda rápida com o estresse e um pouco de relaxamento em movimento. 

O consumo oral de óleo de neroli também é possível: adicione até três gotas misturadas com uma colher de chá de mel em um copo de água morna e beba a mistura.

Você pode repetir este tipo de tratamento duas a três vezes ao dia. Se você está planejando usá-lo por um longo período de tempo, é melhor conversar com seu médico ou um profissional alternativo. 

Contra-indicações: Possíveis efeitos colaterais do óleo de néroli

Como acontece com a maioria dos óleos essenciais, você deve testar se consegue tolerar o óleo de neroli antes de usá-los pela primeira vez. Alguns componentes podem irritar a pele e as membranas mucosas ou causar reações alérgicas.

Para fazer isso, coloque uma gota de óleo com outro óleo carreador na dobra do braço. Se ainda não houver reação na área sensível após 24 horas, você pode iniciar o tratamento. Um teste executado com uma dose baixa também é aconselhável para uso interno. 

Durante a gravidez, com bebês e crianças pequenas, você deve evitar completamente o uso de óleos essenciais. As essências altamente concentradas podem causar parto prematuro em mulheres grávidas e falta de ar ou reações exageradas em crianças.

Antes de comprar o óleo de neroli, se atente a isso

Você decidiu experimentar o óleo de neroli comparativamente caro e agora quer explorar toda a gama de modos de ação possíveis? Em seguida, certifique-se de que o óleo essencial seja 100% puro e orgânico.

Produtos rotulados como “idênticos à natureza” ou “sintéticos” devem ser ignorados. Porque eles ajudam menos do que o óleo puro e às vezes contêm impurezas ou aditivos que podem causar efeitos colaterais desagradáveis, como irritação ou alergias.

Você também pode gostar...