Produtividade

Como se tornar um poliglota: Veja dicas para se tornar

Você está buscando se tornar um poliglota? Saiba que existem inúmeras oportunidades para quem aprende mais de um idioma. Sem dúvida, é um profissional requisitado no mercado de trabalho.

Mas para se tornar um poliglota, existem diversos caminhos: Curso de inglês online, espanhol, francês… são tantas opções que você fica até confuso na hora de escolher o que estudar, não é? Pois bem, se tornar um poliglota não é uma tarefa fácil, afinal, para alcançar esse objetivo você precisa ser fluente em quatro ou mais idiomas.

No entanto, isso fará uma enorme diferença no seu currículo e abrirá muitas portas para estudar e trabalhar em outros países — já pensou o quanto de experiência conseguirá acumular nesse período?

Para colher esses frutos, você precisa ter foco e disciplina. Neste texto, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você a se tornar uma das pessoas mais requisitadas do mercado de trabalho: um poliglota.

Veja também: A Importância de Aprender Inglês Desde a Educação Infantil.

Escolha as línguas que deseja falar

Mulher poliglota

O primeiro passo é identificar quais idiomas você quer falar, seja para fazer a viagem dos seus sonhos, seja para morar no país de destino. Aqui, já vamos começar com uma dica: aprenda inglês. Isso porque essa é considerada uma língua “universal” e que ajudará você a visitar muitos países com mais tranquilidade.

Segundo o linguista Alexander Argüelles, que domina nada mais nada menos que 36 idiomas e é fluente em 10 deles, é preciso priorizar no momento da escolha:

  • o inglês, como já explicado anteriormente;
  • línguas consideradas clássicas da sua civilização;
  • idiomas vivos de culturas mais desenvolvidas;
  • um idioma exótico, que deseja conhecer.

Prepare-se para cometer erros

Mulher falando ao telefone.

Ninguém é isento de erros, aceite isso. Por mais perfeccionista que você seja, tenha em mente que está em processo de aprendizagem, por isso, é muito comum trocar palavras com pronúncias similares ou até mesmo não entender algo que foi dito, principalmente se estiver conversando com um nativo.

O mais importante é que você se faça entender, mesmo que haja erros de pronúncia ou até mesmo gramática durante o processo de aprendizagem. A partir do momento que você estiver disposto a errar, pode ter certeza de que a tendência é a aprimoração do idioma. Portanto, não tenha medo!

Pratique sempre que puder

“A prática leva à perfeição”. Essa premissa faz muito sentido quando o assunto é aprender uma nova língua. De início, é importante que você domine o básico, como saudações, dúvidas comuns do dia a dia, valores (para entender o que está pagando), entre outros.

A prática pode ser feita com a leitura de livros, uso de aplicativos de idiomas ou até mesmo assistindo a séries ou filmes — nesta última, você pode não só colocar o idioma na língua que deseja aprender, mas as legendas também. Assim, fica mais fácil de associar a escrita com a fala.

Viaje para os países

Se você tem condições de visitar os países e conversar com nativos, saiba que essa é uma das dicas mais valiosas deste artigo. Passar um tempo no país para aprender o idioma daquele lugar fará toda a diferença na sua fluência. Isso porque ficará mais fácil compreender regionalismos e gírias, melhorando a sua conversação.

Seja para passear ou realizar um intercâmbio, visitar outros países ajudará você a compreender a língua, o que fará toda a diferença em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Aprender uma nova língua exige tempo, dedicação e disciplina. Por essa razão, saber organizar o seu dia é fundamental para ter sucesso nos estudos. Se você trabalha, por exemplo, pode separar um tempo no início do dia ou à noite para estudar. Não será fácil, porém, valerá muito a pena.

Portanto, desistir não pode fazer parte do seu objetivo. Por mais difícil que seja a nova língua, tenha em mente que, em breve, você a estará dominando e conversando com nativos com facilidade.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário