Quantas vezes você já ouviu falar sobre marketing de conteúdo e como ele é importante para o seu comércio eletrônico? Mas você realmente colocou essa estratégia em prática?
Muitas vezes ficamos sabendo das tendências do marketing digital, mas elas escapam por falta de tempo e conhecimento para realizá-las.
Hoje venho facilitar um pouco mais essa tarefa, pois meu objetivo é que você aprenda o básico para propor uma estratégia de conteúdo e impulsionar suas vendas de comércio eletrônico, quer juntar-se a mim?
1. Crie conteúdo valioso
O que é conteúdo de valor? Bem, depende de quem você pergunta. Provavelmente para você um conteúdo valioso é algo muito diferente daquele de um adolescente ou do que um professor pode considerar (por exemplo).
O que você precisa saber é quem é seu cliente e as pessoas que deseja alcançar para vender seus serviços ou produtos. Assim você saberá melhor como resolver seus problemas.
O marketing de conteúdo é sobre isso, sobre “aparecer” na vida de uma pessoa que tem uma necessidade e dar uma solução através de um post, tutorial, remédio … Veremos como fazer depois.
Algum conteúdo vale a pena? Logicamente não. Não se trata de escrever como um louco apenas para preencher seu blog com artigos.
-> (Parênteses) Se você ainda não tem um blog no seu comércio eletrônico, recomendo que comece a trabalhar nele. É a melhor forma de posicionar palavras-chave informativas para transformá-las em transacionais e, assim, atingir vendas graças à geração de conteúdo.
2. Faça uma pesquisa de palavras-chave
Como eu estava dizendo, para sua estratégia de conteúdo funcionar, você precisa fazer uma análise de palavras – chave . Esta é a melhor maneira de estudar quais termos você deve classificar e como seus concorrentes estão se saindo.
Existem muitas ferramentas pagas para realizar essa pesquisa, mas se você quiser ter uma ideia, vou lhe dar algumas ferramentas gratuitas que o ajudarão a encontrar palavras-chave para o seu negócio.
Pesquisas relacionadas
O próprio Google oferece um recurso para nos fornecer palavras-chave relacionadas a uma consulta. Na parte inferior da folha de resultados, você verá uma lista de pesquisas relacionadas que lhe darão dicas sobre palavras-chave mais precisas (ou palavras-chave de cauda longa).
Localizador de KW
O KW finder é uma ferramenta mais poderosa porque fornece métricas como o número de pesquisas para cada termo, o custo por clique no adwords, a dificuldade de posicionamento de cada palavra …
A desvantagem é que o número de consultas e resultados é limitado na versão gratuita. No entanto, é altamente recomendável testar como estão as palavras que você deseja posicionar.
3. Trabalhe com um calendário editorial
Depois de ter a lista de termos que você deve trabalhar e criar conteúdo para se posicionar em seu setor, é hora de planejá-los.
É melhor trabalhar com um calendário editorial, a exemplo do Vocca Sapatos Masculinos. É o melhor aliado para planejar o conteúdo e estas são algumas das vantagens que ele traz para você:
Além de organizar os diferentes tópicos em um período de tempo, melhora a produtividade e a consistência na geração de conteúdo. Com esse planejamento, é mais fácil concentrar seus esforços em escrever conteúdo sem pensar no que virá a seguir.
Também permite antecipar datas importantes para o seu negócio. Por exemplo, a campanha de Natal ou Black Friday. Quando você tem um planejamento de conteúdo trimestral ou semestral, não há espaço para improvisação e isso é uma vantagem para o sucesso do seu marketing de conteúdo .
Se você encomenda textos para redatores externos ou os contrata por meio de plataformas de conteúdo, trabalhar com calendário é fundamental para cumprir prazos e ter tudo bem amarrado.
4. Obtenha comentários e menções de influenciadores
Outra chave para vender mais é aumentar a visibilidade do seu comércio eletrônico. O posicionamento na web deve andar de mãos dadas com sua estratégia de conteúdo.
Para motores de busca como o Google, que o seu site esteja ligado a outros sites relevantes do seu setor e com autoridade é um fator de posicionamento muito importante. Isso é conhecido como link building.
Obter avaliações e recomendações de influenciadores é uma obrigação para qualquer e-commerce. 49% dos consumidores consultam blogs e fóruns antes de fazer uma compra. Portanto, é importante que você apareça nessas buscas e se for por indicação de uma pessoa influente em sua especialidade, muito melhor.
Em plataformas como Publisuites você também pode obter posts patrocinados em mídias especializadas e blogs do seu setor. Desta forma, você melhora sua reputação online quando os usuários buscarem opiniões sobre sua marca / loja / produtos …
5. Transforme suas fichas de produtos em páginas de vendas
O último ponto que quero dedicar a uma das partes fundamentais em um comércio eletrônico: o arquivo do produto.
Ter um arquivo que mostre as características do produto, a opinião do cliente assim como o esclarecimento de dúvidas que possam surgir ao usuário é muito importante para aumentar a taxa de conversão do seu comércio eletrônico.
Você conhece a fórmula PAS? É uma das técnicas mais utilizadas em copywriting para prender a atenção do público e conduzir o usuário à compra.
Todas as fichas de produtos devem seguir esta estrutura para garantir o sucesso de vendas.
Problema
Levante o problema que o cliente potencial pode ter, tenha empatia por ele / ela para convencê- lo de que você vai lhe dar uma solução .
Agitação
Na segunda fase, você deve despertar o interesse deles . Ele fala sobre tudo o que lhe diz respeito , esclarece as dúvidas que possam surgir, apresenta o produto com boas fotografias e em ação através de vídeos. Dessa forma, você estará mais perto de passar para a Solução.
Solução
A fase final e definitiva de uma ficha de produto é a ação. Ou seja, quando o usuário está convencido de que você oferece a melhor solução para o seu problema.
Para completar esta solução, você deve apresentar um bom CTA, com o tamanho certo e texto eficaz.
Como aplicar todas essas chaves ao seu comércio eletrônico?
Quero apresentar a vocês um guia muito completo onde nos aprofundamos nessas chaves, damos exemplos práticos e fornecemos tarefas e truques para que você possa aplicá-los em seus sites.
Quero começar a fazer marketing de conteúdo para atrair clientes para meu e-commerce. Também quero capturar leads para fazer e-mail marketing. Um dos produtos que eu vendo é o Duosat Joy S que é um receptor para TV.