Finanças

7 Dicas para ajudar na compra do seu primeiro imóvel

A compra de um primeiro imóvel é uma transação econômica influenciada por vários fatores. Portanto, é importante estudar e analisar em profundidade as diferentes opções de mercado, com base no seu orçamento de investimento disponível, bem como as possibilidades financeiras adicionais que você dispõe, por exemplo, um empréstimo para dar entrada ou financiamento.

Existem diversos métodos para financiar ou dar entrada em um imóvel, sendo um deles o financiamento caixa, mas para escolher a opção que melhor se adapta às suas possibilidades, gostos e interesses é preciso realizar pesquisas e ter um bom planejamento. Claro, para rentabilizar a sua propriedade a médio e longo prazo.

Por isso, compartilhamos com você uma série de dicas para não falhar na compra do imóvel que você procura.

7 dicas para comprar sua primeira propriedade

Assumir a compra de um imóvel pela primeira vez pode ser uma das experiências mais temíveis para um investidor. Bem, o estresse e a fadiga podem prejudicar as melhores oportunidades do mercado, fazendo com que você tome a decisão errada. E assim, comprometa seu investimento.

Para que isso não aconteça com você, veja quais dicas considerar durante o processo:

Estabeleça o orçamento de investimento

Antes de mergulhar nas diferentes opções, você precisa estabelecer um orçamento de investimento. Claro, considere algo mais do que o preço do imóvel, pois você também terá que assumir despesas adicionais de natureza jurídica, avaliação, contrato, reformas (se for o caso), escritura, e outros.

Para isso, além de averiguar os preços médios dos imóveis com as características que procura, poderá estabelecer a quantidade de imóveis em que pode investir, sempre considerando a alavancagem que a instituição financeira lhe proporciona.

No caso de empréstimos ou financiamentos é preciso avaliar com calma, pois mesmo que haja opções vantajosas de imediato, é preciso considerar se as mesmas serão benéficas a longo prazo.

Você pode entrar em contato com a caixa econômica federal pelo site ou através do número de telefone da empresa, a fim de consultar os programas disponíveis.

Minimize a oferta

Tomar uma decisão precipitada sempre termina em erros e arrependimentos. Para evitar isso, vá com calma e analise detalhadamente todas as opções que mais se aproximam de suas necessidades.

Seja em termos econômicos, zonas, áreas incluídas, preço médio, etc. Desta forma, você cria uma lista das opções mais potenciais a fim de minimizar a grande oferta do mercado.

Obtenha conselhos de profissionais

Se ainda não tem conhecimentos suficientes na área imobiliária, é melhor consultar profissionais. Um consultor pode orientá-lo em todo o caminho para tomar a melhor decisão de investimento.

Além disso, eles podem expandir sua gama de possibilidades, considerando opções que você pode ter esquecido. Lembre-se de que você terá que assumir trâmites jurídicos e de negociação, por isso a ajuda de um consultor imobiliário será muito útil.

Não se deixe levar pela primeira impressão

Comprar o seu primeiro imóvel vai além de escolher aquele com a melhor fachada, muitos mais aspectos também são importantes. Por exemplo, a localização, áreas comuns, as condições gerais do imóvel, eventuais reformas que possa necessitar, áreas internas, sistemas elétricos e canalizações de água, pisos.

Enfim, trata-se de fazer uma avaliação geral do imóvel que chamou a sua atenção, para garantir o seu investimento.

Visite as opções mais atrativas

Depois de ter uma lista mais curta de opções lucrativas, atraentes e potenciais, conheça-as pessoalmente. Embora muitos vendedores tendam a compartilhar fotos on-line, não custa nada ter certeza sobre o verdadeiro estado da casa.

Avalie as condições do contrato

Aqui nos referimos as suas obrigações após a decisão de compra. Ou seja, as condições e as parcelas de pagamento (se for a prazo e / ou parcelado), quando será possível tomar posse do imóvel, o que inclui o valor final e outros aspectos.

Basicamente, envolve um encontro muito informativo com o vendedor, de forma a garantir que o negócio seja legal e transparente.

Essas são algumas das dicas mais importantes para se levar em consideração ao decidir investir em seu primeiro imóvel.

Dicas úteis – Lá Folia

Você também pode gostar...