Principais Dicas Para Manter a Saúde em Dia

Cada vez mais as pessoas buscam hábitos saudáveis e se você é uma dessas pessoas, confira neste conteúdo as principais dicas para você manter a saúde em dia e viver com mais disposição e tranquilidade!

Faça exercícios físicos

Uma das principais dicas para manter a saúde em dia é fazer exercícios físicos com regularidade (de três a cinco vezes por semana), por pelo menos trinta minutos diariamente.

Isso porque a prática reduz o risco de desenvolver câncer e outras doenças, como obesidade e pressão alta, ajuda a controlar o peso, diminui o estresse, aumenta a disposição, fortalece os músculos e muito mais!

E não é preciso fazer exercícios super pesados para ter resultados satisfatórios, uma simples caminhada, uma natação, ciclismo, pilates e yoga já são bastante benéficos para a sua saúde.

Além disso, fazer exercícios em casa também é uma ótima opção. Afinal, você não precisa nem sair do seu lar e ainda pode se exercitar assistindo um programa, uma série ou filme que gosta.

Ah! E não deixe de consultar um médico antes de começar a praticar exercícios para se certificar de que não há nenhuma restrição ou problema.

Siga uma dieta balanceada

Aliado com a prática de exercícios físicos, é muito importante que você alimente-se bem, ou seja, inclua no se dia a dia frutas, verduras, legumes, cereais, grãos integrais… e não abuse de alimentos ricos em sódio, açúcares e gorduras saturadas.

Além disso, não pule refeições durante o dia, pois caso faça isso, você pode não ter energia suficiente para encarar o dia com mais disposição.

Portanto, tome um bom café da manhã, almoce direito, tenha alguns lanchinhos para comer ao longo do dia e jante no final do dia.

Hidrate-se

Relacionado aos dois itens anteriores, é fundamental que você beba bastante água diariamente, pois manter o corpo hidratado é uma importante ação para que o organismo funcione bem.

Sendo assim, sempre carregue uma garrafinha com você e não deixe de usar o bebedouro de mesa da sua casa, do trabalho ou de qualquer outro ambiente.

Beba bastante água e se quiser variar, opte por sucos naturais e água de coco, a sua saúde agradece.

Priorize as boas noites de sono

É fato que a rotina das pessoas está cada vez mais agitada, porém, o sono não pode ser deixado em segundo plano.

Quando vamos dormir, a capacidade do cérebro em memorizar informações aumenta, nosso organismo fortalece o sistema imunológico, relaxamos a musculatura e muito mais.

Sem contar que ter um sono de qualidade também diminui o risco de diabetes, obesidade e hipertensão.

Mas então, como ter boas noites de sono?

Antes de dormir, evite bebidas energéticas como café, não assista televisão e não mexa muito no celular/tablet, jante (mas nada de refeições pesadas) e durma aproximadamente 8 horas por dia.

Dessa forma, seu sono será muito melhor e contribuirá para a sua qualidade de vida.

Preocupe-se com a saúde mental

Estresse, dores de cabeça constantes, raiva, instabilidade no humor… Ninguém gosta de passar por essas situações, não é verdade? Por isso, além da saúde física, cuide da sua saúde mental. Relaxe e se desligue um pouco.

Como? Saia com a família, vá ao cinema, tome um banho mais longo, enfim, recarregue as baterias e ajude a sua saúde mental a também ficar em dia.

Hábitos nocivos: Evite-os

De nada adianta seguir todas as dicas anteriores se você tem hábitos nocivos, como beber e fumar em excesso, pois todos os seus esforços para manter a saúde em dia serão comprometidos.

Portanto, evite fumar e beber em excesso. Esses hábitos não são bons para a vida de ninguém!

E então, quais das dicas acima você já coloca em prática em seu dia a dia? E qual você tem mais dificuldade para seguir? Conte para a gente nos comentários abaixo!