Finanças

Viajar ou economizar? Saiba como é possível conciliar as duas

Planejamento com antecedência e até bagagens menores podem tornar sua viagem mais barata.

Viajar para conhecer um lugar novo ou revisitar um local que você gosta é algo que muitos têm vontade fazer. No entanto, nem sempre é possível conciliar essa vontade com o seu orçamento, já que viagens costumam ser caras. Comprar passagens na Black Friday é uma das formas de economizar, mas esta não é a única possibilidade.

Se você pretende viajar, mas não quer gastar de forma exagerada, que possa te comprometer no futuro, não se preocupe. Você pode realizar algumas ações que, certamente, irão gerar uma economia para a sua viagem. Conheça algumas delas abaixo.

Faça uma pesquisa detalhada

Escolhido o seu destino, o primeiro ponto é planejar a viagem. Quanto maior for a antecedência dessa etapa, mais vantagens você terá no final. Passagens de avião compradas meses antes, por exemplo, costumam ser bem mais baratas do que aquelas adquiridas em cima da hora.

O mesmo vale para disponibilidade em hotéis: ela será maior se você procurar por um lugar para ficar com a devida antecedência. O ponto-chave do planejamento deve envolver pesquisa para garantir as melhores condições de viagem.

Faça uma pesquisa minuciosa envolvendo o local para onde você vai. Veja hotéis em diferentes pontos da cidade, condições e comodidades de cada um, além da aproximação deles com pontos turísticos ou locomoção, como metrô. Tudo isso deve ser analisado, incluindo o preço da diária.

Também já pesquise os lugares que você pretende visitar em seu destino, como museus e locais históricos. Saiba de antemão o preço desses passeios e se há dias em que eles são mais em conta. Montar esse roteiro com antecedência fará diferença nos seus gastos durante a viagem.

Planeje sua viagem na baixa temporada

Uma forma bem certeira para conseguir preços mais baixos é programar a sua viagem para a chamada baixa temporada. Esse período, que será diferente em cada lugar, tem uma procura menor por parte dos turistas, de modo que os preços das passagens e da estadia sejam menores.

Na alta temporada, como é o caso do verão em muitas cidades litorâneas, por exemplo, os preços costumam ser maiores. Dessa maneira, lembre-se de sempre pesquisar pelo período de baixa temporada do local onde você está viajando.

Economize na bagagem

Comprar as passagens com antecedência faz uma diferença enorme no preço, mas essa economia pode ser estendida para as bagagens. Evite a tentação de levar muitos itens, principalmente, roupas. Isso só fará com que você carregue objetos desnecessários.

Portanto, preocupe-se em colocar na mala apenas aquilo que você realmente irá utilizar na viagem. Leve roupas “coringas”, que podem ser utilizadas em ocasiões variadas, o que vai diminuir o volume na bagagem. Também opte por levar produtos de higiene em frascos menores, ocupando menos espaço na mala.

Para que todo esse esforço? Quanto menos você precisar levar, mais fácil será contar apenas com uma bagagem de mão. Assim, não há a necessidade de você despachá-la em seu voo e o gasto que você terá em sua viagem será menor.

Tenha um orçamento diário

Durante a viagem, é muito fácil querer apenas aproveitar o presente e perder a mão nos gastos. Isso pode se mostrar muito custoso ao final, com você gastando mais do que pode e acabar prejudicando suas finanças para após o passeio. Para evitar isso, estabeleça um limite de gasto diário, de acordo com sua situação financeira. Determine o quanto você irá gastar com alimentação e transporte, por exemplo, e veja como pode economizar: comendo em locais mais baratos ou adquirindo um bilhete único, para viagens múltiplas.

Você também pode gostar...