Produtividade Relacionamento

Conheça os perfis comportamentais

Veja por que é essencial conhecer perfis comportamentais na hora de selecionar novos funcionários para a sua empresa e os pontos fortes e desafiadores de cada perfil!

Uma boa empresa oferece não só boas condições de trabalho, remuneração e oportunidade de crescimento, mas também é capaz de reter grandes talentos. Os gestores precisam reconhecer qual é o perfil de funcionários que a empresa precisa a fim de alcançar os objetivos estabelecidos e fortalecer o negócio.

Para manter grandes talentos, as empresas precisam trabalhar de forma estratégica no processo de atração e retenção de pessoas para compor equipes com profissionais qualificados e integrados.

Por isso, é essencial desenvolver ótimos processos de recrutamento e seleção. Embora seja essencial, nem todos os Recursos Humanos (RHs) reconhecem e sabem como utilizar os perfis profissionais na hora de selecionar candidatos. Veja por que ter esse conhecimento é fundamental para o sucesso da sua empresa!

O que é

Primeiramente, é fundamental reconhecer que cada pessoa tem um histórico de vida que a permitiu desenvolver habilidades e competências. Cursos acadêmicos e técnicos são importantes em sua preparação, mas bons gestores sabem que é preciso buscar outras informações além de diplomas e certificados.

Associada a uma ótima preparação, é necessário perceber os diferentes perfis comportamentais e verificar como eles se encaixam na cultura e nos objetivos da empresa a fim de assegurar bons resultados.

O perfil comportamental aponta o modo utilizado para compreender as posturas e decisões adotadas por cada pessoa diante de diferentes estímulos, bem como as reações que um(a) funcionário(a) teria em uma determinada situação.

Enquanto algumas pessoas lidam bem com feedbacks, outras podem apresentar dificuldades em lidar com críticas e questionamentos, além de outros exemplos. Saber os perfis comportamentais é fundamental para que cada funcionário seja a sua melhor versão no trabalho. Basicamente, existem quatro tipos de perfis comportamentais. Veja cada um deles a seguir:

Comunicador

O perfil comunicador apresenta grande carisma, poder de persuasão e tende a ser otimista e a demonstrar entusiasmo com novos projetos. Tem facilidade em criar relacionamentos e costuma influenciar outras pessoas a partir de seus pontos de vista.

A pessoa de perfil comunicador é receptiva ao trabalho, pode ser muito criativa e costuma agregar à equipe em que trabalha, apaziguando conflitos quando estes ocorrem.

Alguns pontos delicados para esses profissionais são a falta de análise e planejamento e a dificuldade de seguir normas e cronogramas. Equipes com perfil comunicador podem ignorar determinações de outros setores e apresentar problemas de organização, o que pode gerar atrasos e projetos.

Planejador

Esse tipo de funcionário apresenta um perfil mais conservador e estável. Dificilmente fica apavorado, pois planeja tudo com antecedência. Contudo, quando aparecem imprevistos, esse profissional pode ter mais dificuldade de lidar com eles e propor ideias inovadoras, além de entregar tarefas com urgência (podendo preferir postergá-la para revisar a estratégia adotada).

Tende a desenvolver um bom trabalho em equipe e gosta de ajudar os colegas sem apresentar grandes variações em suas atividades e rendimento. Costuma ser visto como uma pessoa confiável e que evita conflitos. A princípio, tem as qualidades de um líder, mas tem muita dificuldade quando as coisas saem do planejado.

Executor

Esse perfil profissional possui um alto nível de competitividade e defende bem seus pontos de vista. É o tipo de funcionário determinado que fará de tudo para realizar o que precisa ser feito, é focado em resultados e demonstra confiança elevada em si mesmo.

Diferentemente do planejador, o perfil executor consegue até ultrapassar suas metas, não precisando de tudo previamente estabelecido, mas valoriza a liberdade de ação. Os aspectos desafiadores desse perfil são a insistência em uma meta (que muitas vezes pode não fazer mais sentido), tendência ao autoritarismo e dificuldade de seguir regras da empresa.

Analista

O último perfil comportamental é o analista, que tende a ser organizado, conservador, detalhista e preocupado. Esse tipo de profissional lida muito bem com rotinas e processos repetitivos e gosta desse tipo de atividade. Segue as instruções com afinco e gosta de desenvolver trabalhos com precisão.

Por outro lado, esse tipo de funcionário não gosta de trabalhar sob pressão e tem muitas dificuldades em se abrir nessas situações. Empresas que precisam de profissionais altamente especializados (como instituições de pesquisa e que precisam de resultados comprováveis) costumam ter equipes com um perfil mais analista.

Esse tipo de profissional precisa tomar cuidado ao realizar atividades que não exigem tanto cuidado e que não tenham líderes, já que os analistas não costumam ter uma postura autodidata. Também podem ser orgulhosos e pouco práticos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário